Economia

Conta de energia vai ficar mais barata em Alagoas; saiba quanto

Decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira, 30, após a Revisão Tarifária Periódica de 2024

Por Redação 30/04/2024 15h03 - Atualizado em 30/04/2024 18h06
Conta de energia vai ficar mais barata em Alagoas; saiba quanto
Conta de energia - Foto: Reprodução

A Conta de energia terá uma redução de 3,49% para os consumidores de Alagoas. A decisão foi tomada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) nesta terça-feira, 30, após a Revisão Tarifária Periódica de 2024 da Equatorial Alagoas Distribuidora de Energia, empresa que atende a 1,3 milhão de unidades consumidoras nos 102 municípios do estado.

Essa redução reflete diretamente no bolso dos consumidores, com uma diminuição de 0,21% na tarifa para consumidores residenciais e residenciais de baixa renda da baixa tensão, e de 0,11% para consumidores de alta tensão. O impacto médio para o consumidor é de -3,49%.

Os novos índices entrarão em vigor já nesta sexta-feira, 3 de maio. A discussão sobre essa revisão foi ampla, com a realização de uma consulta pública que recebeu contribuições da sociedade entre 1º de fevereiro e 18 de março, incluindo uma sessão presencial realizada em Maceió.

Essa notícia chega como um alívio para os consumidores, especialmente após o aumento autorizado pela Aneel no ano passado, que chegou a 24% para os consumidores da Equatorial em Alagoas. Na época, os consumidores residenciais tiveram um aumento de 14,57%, enquanto os clientes de baixa tensão viram um aumento de 15,05%, e os consumidores de alta tensão sofreram o maior impacto, com um aumento de 24,19%.

Entre os fatores que mais influenciaram na redução deste ano está a retirada dos componentes financeiros estabelecidos no último processo tarifário. Essa decisão teve um papel fundamental na diminuição das tarifas e trouxe um alívio para os consumidores.

A Revisão Tarifária Periódica é um dos processos mais importantes previstos nos contratos de concessão, e, juntamente com o Reajuste Tarifário Anual, ajuda a repassar os custos com a compra e transmissão de energia, além dos encargos setoriais que financiam políticas públicas estabelecidas por lei.