Economia
Terceira parcela do IPTU 2024 vence nesta sexta-feira (31); veja como baixar a guia
Inadimplência do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) pode trazer consequências ao imóvel em débito
Os maceioenses têm até esta quarta-feira (31) para quitar a segunda parcela do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024. Para emitir o boleto, os contribuintes que ainda quitaram o imposto devem baixar a guia no site da Prefeitura de Maceió, em online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024 e informar o número de inscrição imobiliária. O número de inscrição pode ser encontrado nas guias e em carnês do IPTU de anos anteriores.
O site do Município oferece dois tipos de guias, uma mais simplificada, com código de barras copiável e chave Pix e outra mais detalhada, disponível em Boletos Tradicionais.
Também é possível solicitar o IPTU pela Roberta, atendimento virtual da Sefaz, disponível em online.maceio.al.gov.br. A emissão é rápida e segura e traz mais comodidade ao cidadão, reduzindo a necessidade de enfrentar filas, além da economia garantida com o desconto oferecido em cota única.
O atraso no pagamento do IPTU gera multas e juros, além da inadimplência. Os imóveis que não estiverem com o imposto em dia podem ser inscritos em dívida ativa, o que pode trazer consequências para o titular como cobranças judiciais e a penhora de valores em conta corrente.
O IPTU é um tributo municipal cobrado anualmente e o valor arrecadado possibilita a ampliação de obras, ações e serviços essenciais para a população e que são importantes para o desenvolvimento da capital.