Economia

Quarta parcela do IPTU 2024 vence nesta sexta-feira (28); saiba como emitir as guias

Falta ou atraso no pagamento pode levar a juros e multas além da inscrição do imóvel em dívida ativa, trazendo consequências para o titular

Por Ascom Sefaz 27/06/2024 11h11 - Atualizado em 27/06/2024 11h11
Quarta parcela do IPTU 2024 vence nesta sexta-feira (28); saiba como emitir as guias
Guias estão disponiveis no site da Secretaria de Fazenda - Foto: Luís Otávio Mendonça / Ascom Sefaz

Os contribuintes maceioenses que optaram por pagar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2024 a prazo, têm até esta sexta-feira (28) para quitar a quarta parcela do tributo, livre de juros e multas. As guias estão disponíveis no site de serviços da Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) em online.maceio.al.gov.br/n/iptu2024,

As guias podem ser emitidas informando o número de inscrição imobiliária da residência, que pode ser encontrado em carnês antigos, ou o CPF do titular e o CEP do imóvel. O IPTU também pode ser regularizado via boleto físico, entregue pela Prefeitura de Maceió às residências da capital com todas as parcelas de 2024. O imposto pode ser pago via Pix ou via boleto digital, além do pagamento via código copia e cola em aplicativos bancários.

Além disso, a Secretaria Municipal de Fazenda (Sefaz) também oferece o atendimento virtual para quem quiser emitir a guia com mais praticidade, pelo celular, tablet ou computador. Pela Roberta, atendente virtual disponível no online.maceio.al.gov.br, o boleto pode ser emitido de forma rápida e segura, reduzindo a necessidade de enfrentar filas.

O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.

Os imóveis que não estiverem com o IPTU em dia podem ser inscritos em dívida ativa, trazendo consequências para o titular como cobranças judiciais, penhora de valores em conta corrente e até mesmo leilão do imóvel, além de juros e multas por atraso.