Economia
Junta Comercial apresenta evolução do registro e licenciamento de empresas para estudantes
Representantes mostraram o direito empresarial na prática, durante o encontro com alunos do Centro Universitário de Maceió
A Junta Comercial do Estado de Alagoas (Juceal) apresentou, nessa terça-feira (20), durante o encontro com os estudantes do Centro Universitário de Maceió (Unima), a evolução do registro de negócios no estado e o momento atual de como os serviços são oferecidos pela entidade.
O evento foi ministrado pelo gerente do suporte ao Portal Facilita Alagoas, Jadson Ramos, e pelo gerente da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) em Alagoas, Edmundo Lins Filho.
“O carrinho que você encontra na esquina da sua casa, uma borracharia, escritórios de advocacia, comércio, isso tudo é registrado na Junta Comercial”, pontuou Edmundo Lins Filho.
Durante a palestra, o gerente da Redesim também destacou o legado e evolução digital da Juceal.
“A Junta Comercial de Alagoas é um dos órgãos mais antigos do estado. Temos um grande acervo com máquinas, arquivos e processos bastante antigos, que antes entravam de forma física e, hoje em dia, é totalmente digital”, destacou.
A apresentação mostrou para os acadêmicos de Direito uma demonstração das funcionalidades dos sistemas utilizados pela entidade, bem como a simulação da abertura de uma empresa no Portal Facilita Alagoas.
Os representantes também destacaram a agilidade no tempo médio para abertura empresarial no estado, calculado atualmente em 10h33. Segundo o levantamento mais recente feito pela Redesim, de 2019 a 2024, houve uma queda de 54h49, o que representa uma redução de 83,69%.
“É indispensável para aqueles que desejam seguir carreira no âmbito do direito empresarial conhecer o Portal Facilita Alagoas, porque todos os trabalhos que a Junta Comercial oferece se encontram lá”, afirmou Jadson Ramos.
O convite foi uma iniciativa da coordenadora-adjunta do curso de Direito da Unima, Fabiana Malta, que, durante o encontro, destacou o momento como essencial para a formação dos estudantes presentes.
“A nossa Junta Comercial é uma referência nacional. Empresários, advogados e sociedades empresariais necessitam dessa relação de estreitamento para com a Junta Comercial do nosso estado. Então esse é um momento para que vocês, alunos, possam desfrutar e para que a gente faça essa troca tão importante e significativa para nossa disciplina”, declarou.
Com o objetivo de intensificar o vínculo com os estudantes e futuros clientes, a Junta Comercial ainda realizará, na manhã desta quinta-feira (22), mais uma palestra no Centro Universitário.