Economia
Secretária da Fazenda debate sobre sistema de arrecadação estadual e execução fiscal
Palestra foi para alunos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra e da Academia de Polícia Militar
A secretária da Fazenda de Alagoas, Renata dos Santos, ministrou na quarta-feira (25), uma palestra sobre o sistema de arrecadação estadual e execução fiscal para os alunos da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra (Adesg) e da Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello.
O evento ocorreu no auditório da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Jacarecica, Maceió. Estiveram presentes alunos dos cursos de pós-graduação em Planejamento Estratégico; de Estudos em Política e Estratégia; de Aperfeiçoamento de Oficiais; e de Comando e Estado-Maior.
A secretária Renata dos Santos destacou que debater procedimentos, normas e tecnologias para a arrecadação de Alagoas e a execução fiscal é essencial para o desenvolvimento das habilidades técnicas dos estudantes.
"Promover o debate sobre esse tema é muito importante para capacitar estes profissionais e ampliar sua formação em questões relacionadas à esfera pública. Entender o funcionamento da máquina de arrecadação e execução fiscal, além das políticas sociais implementadas pelo governo, é fundamental para garantir o financiamento das atividades governamentais e o cumprimento das obrigações tributárias. Agradeço imensamente o convite para contribuir com a conscientização sobre esse assunto", disse Renata.
O coronel Gerônimo Nascimento agradeceu o apoio da Sefaz em esclarecer o funcionamento dos sistemas e fornecer ideias que podem ajudar a elaborar propostas de melhorias para o estado, de forma acadêmica. “Sabemos que nenhum estado ou instituição consegue se desenvolver sem a parte financeira, e a Sefaz é um órgão central, responsável por arrecadar e gerenciar os recursos. A palestra pôde nos proporcionar um diagnóstico de como está a arrecadação do estado e o processo de execução fiscal. A partir daí, poderemos propor melhorias, investimentos e novas ideias de maneira acadêmica. O estado conta com excelentes técnicos na área econômica, mas o que buscamos é trazer uma visão acadêmica, analisando outras áreas também", comentou Nascimento.