Economia

Estado nega atraso de pagamento: “não tem calote, isso é fake”

Segundo a Sefaz, todos os repasses para os órgãos responsáveis pela contratação de serviços (Segurança) estão em dia

Por Blog de Edivaldo Junior 18/12/2024 04h04
Estado nega atraso de pagamento: “não tem calote, isso é fake”
Secretária da Fazenda de Alagoas, Renata Santos - Foto: Reprodução

Alguns veículos passaram a informar atrasos nos pagamentos de fornecedores do Estado. De distribuidora de energia a locadoras de veículos. A Secretaria de Fazenda de Alagoas nega que existam problemas financeiros ou qualquer coisa do tipo.

Sobre os pagamentos de fornecedores e repasses financeiros para os órgãos, a Sefaz-AL informa que as competências estão em dia. “Estão em aberto apenas os pagamentos de novembro, mas o prazo para quitação vai até o dia 30 de dezembro”, aponta a secretária Renata dos Santos.

Uma das informações que circulou nesta terça-feira (17/12) foi sobre o atraso no pagamento de uma locadora de carros, mas segundo a Sefaz, todos os repasses para os órgãos responsáveis pela contratação de serviços (Segurança) estão em dia. “Não é do nosso conhecimento atrasos nestes pagamentos”, afirma Santos.

De acordo com a secretária, existe muita desinformação. “É fake total falar que existem pagamentos atrasados de vários fornecedores, há vários meses”, diz Santos. Ela no entanto adianta que vai conversar com gestores de pastas que estão sendo citadas na imprensa como responsáveis pelos atrasos – caso da saúde e segurança.

Outra informação que ganhou repercussão na mídia foi o atraso do pagamento da conta de energia da Upa do Tabuleiro dos Martins. Em nota, a Secretaria de Saúde esclareceu que o pagamento já foi feito ao prestador de serviço. Na prática, a informação é que se existe dívida ela deve ser quitada pela empresa que administra a UPA.

Veja nota de da Secretaria de Saúde

Nota de esclarecimento

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) esclarece que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Tabuleiro do Martins, em Maceió, é administrada pelo Instituto Nacional de Pesquisa e Gestão (InSaúde), o qual, conforme especificado em contrato, tem a atribuição de realizar o pagamento das faturas de energia elétrica fornecida pela Empresa Equatorial.

Ressalta que os repasses financeiros por parte da Sesau para o InSaúde estão ocorrendo normalmente, não havendo razão para a inadimplência. Por esta razão, reforça que está adotando as medidas cabíveis para que o pagamento seja regularizado e, deste modo, não ocorra a suspensão no fornecimento de energia elétrica à UPA Tabuleiro do Martins.