Economia
IPTU 2025 com 10% de desconto vence nesta sexta-feira
Pagamento do imposto pode ser feito via Pix, em lotéricas, agências e aplicativos de bancos

Os maceioenses têm até esta sexta-feira (28) para quitar o Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2025 com o desconto de 10%, em cota única. A guia com desconto deve ser emitido pelo online.maceio.al.gov.br, informando o número de inscrição municipal do imóvel. O imposto pode ser pago via Pix, em lotéricas, agências e aplicativos bancários.
O número de inscrição pode ser encontrado em documentos do imóvel, como boletos e carnês de IPTU de anos anteriores. Caso necessite de auxílio para identificar a inscrição, o contribuinte poderá entrar em contato com a Secretaria Municipal de Fazenda por meio do e-mail [email protected] ou presencialmente.
O atendimento presencial é feito com agendamento prévio pela internet, no site https://www.online.maceio.al.gov.br/1/ver_servico/6/65/agendamento. A Secretaria de Fazenda atende na Rua Pedro Monteiro, 47, próximo à Praça dos Palmares, no Centro. A Sefaz também funciona nos postos de atendimento do Já! Maceió, situados no Maceió Shopping e na Galeria do Benedito Bentes, próximo ao Pátio Shopping, com agendamento prévio realizado no site https://ja.al.gov.br/.
Este ano, a Sefaz não irá encaminhar os tradicionais carnês de pagamento aos domicílios da capital. A Sefaz também reforça que não envia links, SMS, mensagens de Whatsapp ou boletos com a guia ou código de pagamento. Em caso de dúvida, entre em contato pelo e-mail [email protected].
O IPTU é um tributo anual que é destinado a políticas públicas, como obras, reformas, compra de equipamentos e outras ações que ajudam os municípios a dar continuidade à oferta de serviços que impactam no bem-estar da população.
Além de trazer mais economia para o cidadão, o pagamento com desconto evita a inadimplência do imóvel e a cobrança de juros e multas, além das consequências futuras que a dívida do IPTU pode trazer para o imóvel, como protesto judicial à inscrição em dívida ativa.
