Economia
Contas de luz terão bandeira amarela e consumidor pagará mais caro em maio
Período de estiagem reduz geração hidrelétrica e eleva uso de termelétricas, segundo ANEEL

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) informou que a bandeira tarifária vigente no mês de maio de 2025 será a amarela. A medida representa um acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de energia elétrica dos consumidores brasileiros.
A mudança ocorre em razão da transição do período úmido para o seco, com expectativa de chuvas abaixo da média e menor volume de água nos reservatórios das hidrelétricas. Diante disso, cresce a necessidade de acionamento das usinas termelétricas, cuja produção é mais onerosa.
Desde dezembro de 2024, o país operava com a bandeira verde, sem cobrança adicional, em função das condições favoráveis de geração. Com o novo cenário climático, a ANEEL alerta para os impactos no custo de geração e orienta os consumidores a adotar práticas de uso consciente de energia.
O sistema de bandeiras tarifárias foi implantado em 2015 como mecanismo de transparência sobre os custos de produção de energia elétrica. A sinalização por cores verde, amarela ou vermelha (em dois patamares), indica mensalmente as condições do sistema e seus reflexos na tarifa.
