Eleições 2024

Candidata quer incluir academia de ginásticas no SUS

Nicole Calheiros acredita que a indicação médica de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida da população

Por Assessoria 28/09/2022 18h06
Candidata quer incluir academia de ginásticas no SUS
Nicole sendo entrevistada. - Foto: Assessoria

A candidata a deputada federal Nicole Calheiros (PSB) defendeu nesta segunda-feira (26), a inclusão de academias de ginástica no Sistema Único de Saúde (SUS) como forma de prevenção de doenças.

Defensora da saúde preventiva-em que a academia, por exemplo, não apenas uma questão de beleza física, mas de saúde— Nicole Calheiros acredita que a indicação médica de atividades físicas pode melhorar a qualidade de vida da população.

"A atividade física é essencial para prevenir e reduzir os riscos de muitas doenças, bem como para melhorar a saúde física e mental. Manter o corpo em movimento pode até mesmo ajudá-lo a viver mais tempo", ressalta.

A candidata ressalta que a atividade física regular promove a melhora da postura corporal, combate o excesso de peso e de acúmulo de gordura, menor propensão às doenças cardíacas, melhora do tônus muscular, reduz o estresse e a indisposição, melhora na elasticidade e flexibilidade do corpo, melhora a autoestima, aumenta a qualidade e a expectativa de vida, fortalece o sistema imunológico, promove a redução dos índices de colesterol.

Portadora de Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) —transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e freqüentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida—, Nicole Calheiros pretende trabalhar para garantir mais qualidade de vida para essa parcela da população.
Este ano, o Brasil passou a contar com a Semana Nacional de Conscientização sobre o TDAH, a ser realizada no período que abrange o dia 1º de agosto de cada ano, como forma de conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e tratamento precoce do transtorno.

De acordo com dados da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA), o TDAH é uma condição do neurodesenvolvimento que afeta cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.