Eleições 2024
Pernambuco elege Raquel Lyra e ela será a 1° mulher a governar o estado
Ex-prefeita de Caruaru, que derrotou Marília Arraes, enfrentou a morte do marido na campanha e representa fôlego para o PSDB
Ao serem apuradas pouco mais de 91,36% das urnas, a candidata Raquel Lyra (PSDB) foi eleita governadora do estado de Pernambuco, com 58,85% dos votos válidos. A segunda colocada, Marília Arraes (Solidariedade) apareceu com 41,15%.
A ex-prefeita de Caruaru ficou atrás de Marília no primeiro turno com pouco mais de 3% de diferença, porém ultrapassou a adversária nas pesquisas poucos dias depois.
Raquel perdeu o marido, Fernando Lucena, no dia da votaçãodoprimeiro turno, o que fez ela se afastar nos primeiros dias de campanha para o segundo turno, porém ela foi auxiliada por sua vice, Priscila Krause (Cidadania).
Como comprovação da hegemonia da esquerda na região nordeste, quatro candidatos apoiados por Lula venceram no primeiro turno : Fátima Bezerra no Rio Grande do Norte, Rafael Fonteles no Piauí, Elmano de Freitas no Ceará e Carlos Brandão no Maranhão. Nos outros cinco estados, aliados do petista chegaram ao segundo turno na frente.