Eleições 2024

Em 1ª sabatina, Brito critica família Caldas por "sobreviver" da política

Brito afirmou que a família Caldas é a única no estado de Alagoas em que todos os membros disputam cargos políticos

Por Ruan Teixeira 30/07/2024 14h02 - Atualizado em 30/07/2024 15h03
Em 1ª sabatina, Brito critica família Caldas por 'sobreviver' da política
Brito em participação da sabatina - Foto: Reprodução

Na sabatina promovida pelo UOL e Folha de S.Paulo, Rafael Brito, pré-candidato do MDB à Prefeitura de Maceió, fez críticas à família do atual prefeito, JHC. Ele afirmou que a família Caldas é a única no estado de Alagoas em que todos os membros disputam cargos políticos. 

O deputado federal destacou que a mãe de JHC concorreu nas eleições passadas como suplente do senador Rodrigo Cunha, do partido Podemos, e pode assumir o Senado se uma estratégia política for concretizada. ''Se fizerem essa jogadinha com o eleitor de Maceió", disse. 

Brito também mencionou que o pai do atual prefeito foi candidato várias vezes, mas, por estar inelegível e ter ficha suja, não participou das últimas eleições. Em seu lugar, o irmão de JHC foi candidato a deputado federal. No entanto, a mudança de domicílio eleitoral para a cidade de Marechal Deodoro foi considerada inválida pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE).

"O irmão foi candidato a deputado federal e perdeu as eleições e mudou o seu domicílio eleitoral de forma errada para a cidade de Marechal Deodoro, o TRE teve que invalidar tal mudança, então é a única família que vive da política e para a política em tudo é a família Caldas. Isso não é um ataque, é uma constatação muito séria", afirmou.  

Ainda sobre o irmão de JHC - João Antônio Caldas, Brito criticou o uso da logomarca com o nome JHC durante a campanha eleitoral. Ele afirmou que, apesar das várias alterações de nome, o irmão do prefeito não conseguiu se eleger. 

"O irmão de JHC foi candidato com logomarca – nome do JHC, o irmão dele não se chama JHC e no começo da eleição. Ele no meio da eleição mudou para JHC, fez várias mudanças e ainda perdeu", disse o pré-candidato. 

Rafael disse que suas declarações não são ataques pessoais, mas esclarecimentos sobre fatos que, segundo ele, a população de Maceió ainda desconhece. 

O pré-candidato ainda frisou que não veio da política, e que entrou no meio através de um convite do ministro de Transportes Renan Filho.   

A sabatina foi conduzida por Diego Sarza, apresentador do UOL, e contou com a participação dos jornalistas Carlos Madeiro, colunista do UOL, e João Pedro Pitombo, da Folha de S.Paulo.