Eleições 2024
Arapiraca tem candidato a prefeito apoiado por Calheiros e vice apoiada por Lira
Convenção oficializou nomes de Luciano Barbosa, do MDB e Rute Nezinho, do PP
Arapiraca, o segundo maior colégio eleitoral de Alagoas, se prepara para mais uma eleição com uma chapa que ilustra a complexidade política do estado. Luciano Barbosa, atual prefeito e candidato à reeleição, é membro do MDB, partido ligado ao senador Renan Calheiros. Sua vice, Rute Nezinho, que concorre à reeleição no cargo, é afiliada ao PP, sigla comandada pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, rival político da família Calheiros
A convenção partidária realizada nesta segunda-feira (5) confirmou a continuidade da dobradinha entre Barbosa e Nezinho. O prefeito destacou a importância de ampliar alianças para fortalecer a campanha. "A chapa se repete [com Rute de vice]. Foi uma coisa construída sobre como poderíamos ampliar nas alianças para ajudar Arapiraca. Em cima dessa composição, agora é entrar na campanha de forma propositiva", afirmou em entrevista à imprensa local.
No entanto, a aliança revela uma contradição. Enquanto Barbosa e o MDB são aliados de Renan Calheiros, Nezinho, que trocou o PL pelo PP em abril deste ano, recebe o apoio de Arthur Lira. Ressalta-se aqui que Lira também é aliado de Barbosa, que continua no MDB desde que deixou o governo Renan Filho para disputar a prefeitura do município agrestino. A indicação de Rute como vice foi avalizada pelo próprio presidente estadual do PP, que também é aliado de Barbosa.
Barbosa, dirigentes do MDB e o deputado Ricardo Nezinho, irmão de Rute, estiveram reunidos a portas fechadas na residência do prefeito durante toda a manhã, discutindo alternativas para a vice. Luciano tinha outras alternativas para a função, mas no final acabou aceitando a indicação de Rute.