Eleições 2024
Ibrape: Ronaldo Lopes dispara com 70%, deixando Marcius Beltrão 50 pontos atrás
Em comparação com a pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto, houve um aumento na diferença entre os dois candidatos
Uma nova pesquisa realizada pelo Ibrape, divulgada nesta terça-feira, 10 de setembro, revela um cenário de ampla vantagem para Ronaldo Lopes na disputa pela Prefeitura de Penedo. De acordo com o levantamento estimulado, Ronaldo Lopes, que concorre ao cargo pelo MDB com Valdinho Monteiro como vice em sua chapa, lidera com 70% das intenções de voto. O segundo colocado, Marcius Beltrão, do PDT, que tem Ivana Toledo como sua vice, registra 20% das preferências dos eleitores, marcando uma diferença de 50 pontos percentuais entre os dois principais candidatos.
A pesquisa também revela que 1% dos eleitores entrevistados declarou a intenção de votar em branco ou anular seu voto. Além disso, 9% dos eleitores ainda estão indecisos, sem escolher um candidato até o momento da pesquisa.
No quesito rejeição, Marcius Beltrão enfrenta um cenário mais desfavorável, com 47% dos eleitores afirmando que não votariam nele de forma alguma. Já Ronaldo Lopes possui uma rejeição significativamente menor, de apenas 15%. Outros 39% dos eleitores consultados pela pesquisa não souberam ou não quiseram responder a respeito da rejeição aos candidatos.
Em comparação com a pesquisa anterior realizada pelo mesmo instituto, houve um aumento na diferença entre os dois candidatos. No levantamento anterior, Ronaldo Lopes aparecia com 66% das intenções de voto, enquanto Marcius Beltrão somava 21%. Esse novo resultado indica que Ronaldo Lopes consolidou ainda mais sua liderança, ampliando a diferença de 45 para 50 pontos percentuais.
O levantamento também investigou o cenário espontâneo da eleição, em que os eleitores manifestam suas preferências sem que sejam apresentadas opções de candidatos. Nesse cenário, Ronaldo Lopes foi escolhido por 58,1% dos entrevistados, enquanto Marcius Beltrão foi a escolha de 15% dos eleitores. A pesquisa espontânea também revelou que 26,9% dos eleitores não souberam ou não quiseram indicar uma preferência de voto.
*Com assessoria