Eleições 2024

Justiça determina retirada de fake news contra Rafael Brito sobre pontos instagramáveis

Publicação distorceu realidade numa tentativa de prejudicar a imagem do adversário do prefeito

Por Ascom Rafael Brito 10/09/2024 14h02
Justiça determina retirada de fake news contra Rafael Brito sobre pontos instagramáveis
Publicação distorceu realidade numa tentativa de prejudicar a imagem do adversário do prefeito - Foto: Reprodução

A Justiça Eleitoral de Maceió determinou, nesta segunda-feira (9), a retirada imediata de uma publicação no Instagram veiculada pelo portal Agora Alagoas, por disseminar informações falsas sobre o candidato a prefeito Rafael Brito. A decisão do juiz João Dirceu Soares Moraes, da 33ª Zona Eleitoral, foi tomada após uma representação movida pela coligação "Maceió Levada a Sério".

A postagem afirmava que Rafael havia solicitado judicialmente a retirada de "pontos instagramáveis" de Maceió, o que, segundo a representação, é uma distorção dos fatos. Na realidade, o pedido judicial do candidato tratava da remoção do slogan “Maceió é Massa” de pontos turísticos da cidade, e não dos pontos físicos que atraem turistas para fotos.

Na decisão, o juiz reconheceu a descontextualização e ressaltou o perigo de danos à imagem de Rafael, especialmente, durante o período eleitoral. “O perigo de dano reside na possível influência negativa que a afirmação veiculada na referida matéria pode exercer sobre o eleitorado, impactando diretamente o pleito eleitoral em curso”, apontou.

A medida liminar deferida parcialmente pelo magistrado determinou a exclusão imediata da postagem, sob pena de multa de R$ 5 mil para cada veiculação do mesmo conteúdo. O Ministério Público Eleitoral (MPE) também foi acionado para emitir parecer sobre o caso.

Rafael se manifestou sobre o ocorrido, criticando a estratégia de disseminação de fake news: “Essa fake news só surgiu porque o atual prefeito, JHC, não tem propostas concretas para Maceió e prefere atacar seus adversários do que dialogar com a sociedade. Enquanto ele lança ataques sem fundamento, seguimos apresentando soluções reais para a cidade. Não vou tirar os pontos instagramáveis, vou tirar o JHC da Prefeitura de Maceió”.

Mais cedo, Rafael havia se manifestado contra a publicação. “Fui secretário do Turismo por cinco anos e trabalhei muito pelo nosso estado, ampliando o número de hotéis, voos e cruzeiros, com a chegada de mais turistas, aumentamos os empregos no setor. Acham mesmo que vou propor algo assim!?. Nossa campanha é a que mais cresce, isso é um fato. Nós estamos arrastando multidões pelas ruas. Passamos o final de semana recebendo o carinho e o apoio das pessoas nas comunidades. Vou manter os espaços e vou criar novos pontos para foto. Eu sou um dos maiores incentivadores do Turismo em Maceió e vou investir ainda mais, e sem desperdício, sem jogar dinheiro fora”, concluiu.