Eleições 2024
Debate: Rafael Brito é destaque ao apresentar propostas inovadoras para Maceió
JHC falta mais uma vez para não explicar os problemas da capital
Nesta quinta-feira (12), em disputa pela prefeitura de Maceió, Rafael Brito participou de um debate promovido pela GazetaNews. Além de apresentar propostas, Rafael criticou mais uma ausência de JHC no evento.
Ele não poupou críticas à ausência do prefeito, chegando a chamá-lo de “fujão” por evitar o confronto de ideias. "É inadmissível que o atual gestor fuja do debate e do diálogo com a população. JHC tem se mostrado um verdadeiro fujão, sempre evitando prestar contas à sociedade e esclarecer questões importantes sobre a sua gestão. Este seria o momento ideal para ele explicar suas ações", destacou.
Rafael apresentou um conjunto de propostas voltadas para a melhoria da qualidade de vida em Maceió. Entre os destaques, está a criação de um amplo plano de mobilidade urbana, que inclui a ampliação das linhas de ônibus e a implementação do passe livre para os usuários, através do "Vou de Graça".
O programa vai garantir que nenhum maceioense pague pela passagem de ônibus em qualquer dia da semana. "A população precisa de um transporte público eficiente e acessível. Vamos garantir que o cidadão tenha uma economia em seu orçamento para que possa comprar mais comida pra sua casa e comprar uma roupa. Ouvi relatos de pessoas que saem de casa sem comer para que os filhos tenham comida. Com essa economia, vai sobrar um dinheirinho para muitas coisas", afirmou.
Além disso, Rafael também destacou a criação do Cartão Escola 10 Maceió, um programa que vai distribuir R$ 150 para todos os estudantes da Rede Municipal de Ensino que atingirem 90% de frequência escolar. O objetivo é incentivar a permanência dos alunos na escola e garantir melhores condições para suas famílias. "A educação é a base de uma cidade forte, e vamos investir em nossos jovens para que tenham mais oportunidades e não precisem abandonar os estudos por falta de recursos. Fiz isso enquanto secretário de Educação e deu certo na rede estadual e vai dar certo na rede municipal", enfatizou.
Na área da saúde, Rafael reiterou seu compromisso com a construção de 40 policlínicas, distribuídas estrategicamente pelos bairros mais carentes da cidade, com o objetivo de descentralizar o atendimento e reduzir a superlotação dos hospitais. Além disso, ele reforçou a importância de ampliar o número de creches, especialmente nas periferias, para apoiar as mães trabalhadoras.
Sobre as vítimas do crime da Braskem, Rafael se comprometeu a intensificar a atuação da prefeitura no apoio às famílias, garantindo moradia digna e segurança para os afetados. "Precisamos de uma gestão que se preocupe com essas pessoas e trabalhe em conjunto com os governos estadual e federal para trazer justiça e reparação a essas famílias. Vamos trabalhar para que o acordo com a mineradora seja revisto e incluir a população dos Flexais, Bom Parto, Miguel de Abrantes e demais regiões afetadas por este crime ambiental", destacou.
*Com Assessoria