Eleições 2024
Para tentar barrar crescimento de adversário, Prefeito chama eleitores de “otários”
A fala, além de demonstrar desrespeito, revela preocupação com a situação eleitoral, que tem se tornado cada vez mais imprevisível
Com a eleição para a prefeitura de Piaçabuçu indefinida e cada vez mais acirrada, o atual prefeito da cidade, Djalma Beltrão (MDB), partiu para o ataque contra o principal adversário do candidato que ele apoia, Rymes Lessa. Durante um comício eleitoral, nesta quinta-feira (3/10) Beltrão atacou o candidato Antonino da Coopaíba, que tem mostrado forte crescimento nas pesquisas, e chegou a ofender os eleitores, chamando-os de “otários”.
A fala, além de demonstrar desrespeito, revela preocupação com a situação eleitoral, que tem se tornado cada vez mais imprevisível. As pesquisas recentes já mostravam um cenário de crescimento constante de Antonino, candidato do PSB, aparece com chances reais de vitória nas eleições deste domingo (6/10) .
Considerado um forte adversário, especialmente entre os eleitores da agricultura familiar e das comunidades mais carentes de Piaçabuçu, Antonino da Coopaíba tem conquistado terreno rapidamente e é visto como um candidato com chances reais de virar o jogo, principalmente pela sua base de apoio consolidada no cooperativismo, que ele representa.
Diante desse avanço nas intenções de voto, o grupo de Rymes Lessa intensificou os ataques contra Antonino, utilizando um tom agressivo e desrespeitoso. Um exemplo é a fala do prefeito, ao ponto de ofender a população. Durante o comício, Beltrão declarou: “Votem nesse otário!”, referindo-se a Antonino, e ainda insinuou que os eleitores que considerassem o adversário seriam "otários".
Em seu discurso, marcado por ofensas e palavras de baixo calão, Djalma Beltrão chamou de "otários" os eleitores que não votam em Rymes Lessa, criando um clima de desconforto entre os presentes.
“Lenilson, o seu candidato, o Pintinho Amarelinho [referência ao candidato Antonino da Coopaiba], o que engana os otários; o que faz com que otários votem neles. Só que Piaçabuçu não é feito por otários. Ele pegou alguns otários, Lenilson. Você foi otário, você foi na onda”, disparou o prefeito.