Eleições 2024
PT triplica bancada de vereadores e avança nas eleições de 2024 em AL
Esse avanço, segundo o presidente estadual do partido em Alagoas, Ricardo Barbosa, reflete o fortalecimento da legenda no estado
O Partido dos Trabalhadores (PT) comemorou os resultados das eleições municipais de 2024 em Alagoas, marcado por crescimento em relação a pleitos anteriores. O PT conseguiu triplicar o número de vereadores no Estado, elegendo 21 representantes em diferentes municípios, além de conquistar uma prefeitura e garantir três vice-prefeituras em municípios estratégicos.
Esse avanço, segundo o presidente estadual do partido em Alagoas, Ricardo Barbosa, reflete o fortalecimento da legenda no estado, que vem em crescente desde a eleição de Lula em 2022.
Entre os destaques, está a eleição de Chico Bezerra como prefeito de Olho d'Água do Casado, consolidando a presença do partido no Sertão alagoano. Nas vice-prefeituras, o PT assegurou a vitória em Palmeira dos Índios, com Sheila Duarte, em Branquinha, com Renato da Purificação, e em Coqueiro Seco, com Joel Bonfim, ampliando sua influência em diversas regiões do estado.
Na capital, Maceió, o PT teve um dos melhores resultados com a reeleição de Teca Nelma, que foi a vereadora mais votada do estado, “simbolizando a força do partido na maior cidade alagoana”. Em todo o Estado o PT entrou na disputa com apenas sete vereadores, agora conta com 21 vereadores eleitos, uma marca que representa um salto significativo e projeta um cenário otimista para as próximas eleições gerais de 2026.
Ricardo Barbosa, em sua análise sobre o crescimento do PT, destacou que o resultado nas eleições de 2024 reflete o trabalho de reconstrução iniciado em 2017. "Essa vitória expressa o crescimento do PT em Alagoas, consolidando a recuperação que começamos em 2022 com a eleição de Lula para a presidência e se reafirmando agora com vitórias em importantes cidades do estado", afirmou.