Entretenimento

Estressados com 2016, consumidores buscam ajuda no YouTube

Pesquisa mostra aumento de buscas por meditação

Por Exame 28/12/2016 15h03
Estressados com 2016, consumidores buscam ajuda no YouTube

 Crise política, crise econômica, problemas ao redor do globo. Para os brasileiros, 2016 foi um ano bem estressante. Em outros países, o sentimento não é muito diferente.

Um estudo do YouTube que analisa as tendências de Ano Novo descobriu que os consumidores foram atrás de vídeos como uma maneira de driblar o estresse do ano – e que buscar mais paz de espírito está entre as resoluções para a Virada.

Segundo a pesquisa mundial, o tempo de exibição para vídeos antiestresse e de meditação cresceu mais de 80% em relação ao ano passado.

Outro dado bem curioso: foram mais de 10 bilhões de horas assistidas para temas como desenvolvimento de habilidades, produtividade, saúde e bem-estar.

No Brasil, nos últimos doze meses, cresceram buscas no YouTube por temas como “meditação para ansiedade” (+450%), “meditação para iniciantes” (+150%) e “meditação para emagrecer” (+70%).

Mais resoluções

Em parceria com a empresa de inteligência Ipsos, o YouTube também divulgou dados sobre as resoluções de Ano Novo dos consumidores brasileiros.

61% planejam fazer pelo menos uma resolução de fim de ano.

47% dos consumidores dizem buscar no YouTube inspirações para essas resoluções. A mesma proporção usa a plataforma para tentar manter essas resoluções.

Além disso, 73% dos consumidores dizem que sua resolução de Ano Novo 2017 envolve algum tipo de compra.

Segundo o YouTube, em sua plataforma há mais de 450 mil vídeos sobre como mudar de vida.