Entretenimento
Sedetur apresenta peças artesanais produzidas no projeto Alagoas Feita à mão
Dando continuidade ao projeto Alagoas Feita à Mão, que objetiva fortalecer e divulgar o segmento artesanal alagoano, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur) realizou, nesta quarta-feira (22), a primeira apresentação de peças produzidas com a intervenção do design Rodrigo Ambrósio, que serão utilizadas como presentes governamentais oficiais destinados aos visitantes que chegam ao estado. O encontro aconteceu no auditório da Sedetur, no bairro do Jaraguá.
Para a primeira-dama do Estado, Renata Calheiros, a ação pretende, além de divulgar o talento dos artesãos locais, impulsionar as vendas e, consequentemente, a geração de renda entre os profissionais.
"O resultado visto nestas peças apresentadas hoje é surpreendente pela riqueza da vocação artesanal de Alagoas e pela riqueza humana por trás de tudo isso. Os presentes institucionais foram pensados para levar o orgulho alagoano aos nossos visitantes. O objetivo é divulgar nosso artesanato, valorizar nossos artistas da arte popular e incentivar a veia comercial destes artesãos para geração de renda", afirmou a primeira-dama.
O processo
Iniciado em abril de 2016 - com a contratação do design alagoano Rodrigo Ambrósio - o trabalho de elaboração de novas peças foi executado em parceria com os artesãos, concedendo um olhar contemporâneo e de sofisticação ao trabalhar a junção entre a arte popular e o design, a mistura de tipologias e técnicas artesanais e as diversas possibilidades de criação, além de capacitar os artesãos para ideias inovadoras que impulsionem a comercialização de cada profissional.
“Viajamos do litoral ao sertão percorrendo grande parte do centro e dos municípios de Alagoas em busca da essência do feito à mão alagoano. Essência que carrega belas histórias. Foram dias intensos de pesquisas e encontros, conhecendo lugares e personagens que narram nossa ancestralidade e criam, com o esmero das mãos, a identidade da nossa terra mestiça”, destacou Rodrigo Ambrósio.
Foram produzidas seis peças únicas, contendo uma diversidade em tipologias características dos municípios de Palmeira dos Índios, Atalaia, Penedo, Água Branca, Maragogi, Marechal Deodoro, Feliz Deserto, Maceió, Coruripe, Piranhas, Porto de Pedras e Barra de santo Antônio. Na prática, os produtos poderão ser encomendados pelos órgãos do Governo do Estado, que deverão solicitar à Casa Civil.
O projeto, que ainda será divulgado em um evento de lançamento, vai culminar na produção de um livro, retratando o processo de elaboração de cada peça.