Entretenimento

Bibliotecas alagoanas serão beneficiadas pelo programa Conecta Biblioteca

Por Agência Alagoas 01/06/2017 16h04
Bibliotecas alagoanas serão beneficiadas pelo programa Conecta Biblioteca

As Bibliotecas Municipais de Teotônio Vilela, São Miguel dos Campos, Dois Riachos e Branquinha estão entre as 92 bibliotecas públicas de todo o Brasil selecionadas pelo programa Conecta Biblioteca.
 
O resultado é fruto do trabalho realizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas.
 
Os municípios agora fazem parte de uma grande rede de aprendizado e troca de experiências, que terá apoio para a sustentabilidade de suas iniciativas.
 
De acordo com a coordenadora do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas, Almiraci Dantas, que acompanha os gestores no I Encontro Nacional do Conecta Biblioteca, no Rio de Janeiro, é um momento importante para os equipamentos culturais.
 
“A inclusão dessas bibliotecas no programa trará grandes benefícios para os municípios. Elas agora estão conectadas a bibliotecas de todo o Brasil e serão estimuladas a desenvolverem atividades que contribuam com a desigualdade social através da leitura”, destacou.
 
“Estamos muito felizes com o resultado e orgulhosos com o trabalho que o Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de Alagoas vem realizando em todo o Estado. Essa é uma oportunidade de mais bibliotecas sejam incentivadas como espaços multiculturais e multiplicadoras de conhecimento”, disse a secretária de Estado da Cultura, Mellina Freitas.
 
Conecta Biblioteca

Iniciativa da ONG Recode e da Caravan Studios, com patrocínio da Fundação Bill & Melinda Gates e apoio do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas (SNBP) e da Diretoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (DLLLB), do Ministério da Cultura, o Conecta Biblioteca tem o intuito de incentivar a transformação social por meio das bibliotecas públicas.
 
A ideia principal é aproveitar melhor os recursos tecnológicos das bibliotecas para a promoção de conhecimento e geração de oportunidades, especialmente para os jovens em situação de vulnerabilidade.
 
O programa oferece aos bibliotecários e profissionais desses espaços uma capacitação de dois anos, com módulos presenciais e à distância, em temas como pesquisa da comunidade, gestão participativa, estratégias de comunicação e captação de recursos.