Entretenimento

12 dicas para aprender inglês assistindo a séries na TV e na Netflix

Por Portal Hoje em Dia 14/06/2017 09h09
12 dicas para aprender inglês assistindo a séries na TV e na Netflix

Falar inglês é imprescindível para profissionais de diversas áreas e a melhor maneira de melhorar ou manter a fluência na língua é ouvi-la o máximo possível. Como não é todo mundo que tem a oportunidade de conversar com estrangeiros com frequência, uma forma interessante de ouvir a língua inglesa cotidianamente é assistir a produtos audiovisuais, como filmes e programas de TV.

Os amantes de seriados americanos saem na frente no estudos do idioma. Mesmo quem não tem TV a cabo pode acompanhar programas não dublados, contando especialmente com plataformas de conteúdo audiovisual, como a Netflix. Assistir a episódios sem legendas é um excelente exercício.

“As séries colaboram muito para o aprendizado da língua inglesa, pois aproxima o aluno da realidade do inglês e traz a oportunidade de expandir o vocabulário, principalmente com as gírias” explica Luis Junior, coordenador da Seven Idiomas.

O professor dá algumas dicas para aproveitar o máximo possível de aprendizado ao assistir a seriados televisivos de língua inglesa:

1) Escolha da série: É importante optar por uma série que tenha um contexto mais cotidiano. As séries estilo “sitcom” são uma boa indicação, pois são comédias com situações de rotina. Algumas sugestões de séries são “Friends”, “How I Met Your Mother”, “Two and a Half Man”, entre tantas outras. “The Big Bang Theory”, apesar de ser uma sitcom, utiliza termos técnicos que podem ser de difícil compreensão.

2) Saiba o que está assistindo: O próximo passo é conhecer o conteúdo que será assistido. É importante, antes de iniciar a série em inglês, assistir o episódio com legendas em português. Se a pessoa entende o assunto, fica mais fácil compreender a mecânica do idioma.

3) Siga o seu ritmo. Cada pessoa aprende com sua própria velocidade. Portanto, a pessoa não deve desanimar caso não consiga entender tudo de primeira. É importante também evitar comparações, pois cada um possui um ritmo de aprendizagem.

4) Estabeleça Metas! Elas te auxiliarão a manter o foco. Entretanto, metas muito grande para um curto período de tempo poderão causar frustração.

5) Não assista dublado. Apesar de facilitar o entendimento do episódio, a série dublada diminui a chance de entrar em contato com a língua desde o início. Por questões técnicas, as dublagens são geralmente adaptações e muito do que é dito de fato se perde.

6) Repetição. É cientificamente comprovado que o cérebro aprende melhor com repetições. Após entender do que se trata o episódio, é importante assistir novamente, e repetidas vezes, com legendas em Inglês, para associar o que se lê ao que se ouve. A prática leva a perfeição.

7) Dedicação é tudo! É importante pausar o episódio sempre que uma ou mais palavras ou frases forem desconhecidas. A pessoa deve anotar a palavra ou frase e depois procurar o significado. Entretanto, é importante também não se prender totalmente a traduções, procurando entender o contexto em que cada frase é utilizada.

8) Turbine seu “speaking”! Uma dica importante é escolher algumas frases da sua série favorita e gravar a própria voz falando-as. Depois disso, a pessoa deve comparar a gravação com o áudio original a fim de melhorar a pronúncia. Para que este processo fique ainda mais divertido, vale a pena enviar o áudio para os amigos, colegas de classe ou professor do curso de Idiomas e pedindo que eles adivinhem de qual série e personagem é a fala.

9) Fique atento às expressões. Durante a série aparecerão muitas frases que provavelmente não serão encontradas em dicionários comuns. Os dicionários físicos, on-line e os aplicativos da Oxford e de Cambridge são ótimas escolhas! Vale reforçar que não se deve traduzir conteúdos literalmente, entender o uso é o principal. Além disso, é importante tentar colocar em prática.

10) Desapega Geral! Após evoluir no entendimento das séries, é legal desapegar do português e passar a assistir somente em inglês. Assim a pessoa se força a lembrar dos termos que já ouviu e consegue exercitar mais a língua.

11) Turbine seu “Reading & Writing”! Comece ler e escrever sobre os episódios das suas séries favoritas. Começando ler e escrever reviews (resenhas), é possível melhorar bastante o nível de vocabulário e Gramática.

12) Season Finale! Este é o nome do episódio final de cada temporada e é a nossa última dica. Quando o entendimento dos episódios começar a ficar fácil, é preciso sair da zona de conforto e assistir aos episódios sem nenhuma legenda, pois é hora se acostumar de vez com o idioma. É muito importante perder o hábito de assistir com as legendas gradativamente, assim é possível adquirir muito mais ganho linguístico. Quando perceber a evolução, vale a pena assistir séries ou até mesmo documentários com vocabulários mais técnicos e específicos.