Entretenimento
Escola Estadual leva ações do ensino integral para shopping da capital
Com o intuito de levar as atividades do ensino integral para além dos muros da escola, a Escola Estadual Maria Ivone está, desde quinta-feira (27), em uma exposição no Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes. Até este sábado (29), no horário das 10h às 20h, alunos e professores da instituição vão expor atividades relativas aos clubes juvenis e disciplinas eletivas, o que inclui oficinas de sabão ecológico e sachê artesanal, aulas de boxe chinês e taekwondo, além do xadrez e projeto integrador de horta escolar. As atividades estão concentradas perto da loja Le Biscuit.
A ação acontece por meio de uma parceria entre a escola, a agência de eventos Supreme e o Shopping Pátio e nasceu a partir da exposição da unidade de ensino no stand da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) durante a Semana do Meio Ambiente na orla da Ponta Verde.
“A partir deste convite, resolvemos trazer algumas das atividades que estão movimentando a escola. Quem passar pelo shopping estes dias, poderá, por exemplo, aprender a fazer sabão ecológico e sachê de sagu e levar para casa amostras do que aprendeu. As pessoas estão muito interessadas e nossa expectativa é que, neste fim de semana, o número de visitantes aumente”, aposta a diretora Juliana Menezes.
Patrícia Mendonça, da Agência Supreme, destaca a qualidade das atividades e oficinas desenvolvidas pelos alunos. “Vimos as atividades da escola durante a Semana do Meio Ambiente e, por entendermos que essas ações mereciam ser divulgadas para um número ainda maior de pessoas, fizemos esta parceria”, conta Patrícia Mendonça, da agência Supreme.
Sustentabilidade e esportes
As oficinas ministradas pelos alunos chamam atenção dos frequentadores e trabalhadores do shopping. Funcionária de uma farmácia de manipulação, Reuelia Cavalcante fez questão de conhecer melhor a técnica de produção de sabão ecológico. “Achei muito interessante essa iniciativa, pois temos a oportunidade de ter uma aula sobre esse tema, pelo qual sempre tive muita curiosidade”, afirma.
Aluno da disciplina eletiva de Educação Ambiental e Sustentabilidade, Sávio Kevin ensinou o passo a passo da técnica para Reuelia. Para o estudante da 1ª série do ensino integral, a chance de repassar essa informação para outras pessoas é uma experiência enriquecedora. “O mundo se torna um lugar melhor quando reciclamos e reutilizamos”, declara o jovem.
Em outro espaço, Andressa Ferreira ensinava aos transeuntes como fazer um sachê com sagu: basta misturar sagu, fixador, essência e corante e, 24 horas depois, já se tem o sachê. “Ele pode ser usado em carrinhos de bebê, roupas, mosquiteiros e, além do perfume agradável, não é agressivo como a naftalina”, garante a garota.
Já sua colega Larissa Mirelly de Oliveira, também aluna da 1ª série do ensino integral, estava concentrada nas aulas de boxe chinês. Apaixonada por artes marciais desde criança, a garota integra os clubes juvenis desta modalidade e de taekwondo formados na escola. “Estudava em um colégio particular, mas quando soube das eletivas e do clube juvenil, resolvi me matricular na Maria Ivone. Gosto muito do ensino integral”, revela.
Próximas ações
A escola já recebeu convites para expor suas atividades e oficinas do ensino integral em outros espaços, conforme informa a diretora Juliana Menezes. “Devemos levar oficinas de pintura, teatro e literatura para outro shopping da capital e ainda fomos convidados para expor em Arapiraca e União dos Palmares”, comemora Juliana.