Entretenimento
Governo do Estado inaugura Memorial dos Mestres do Patrimônio Vivo
Preservar as manifestações culturais e populares do Estado é uma missão contínua. Com esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), inaugurou, nesta segunda-feira (18), um espaço permanente dedicado aos mestres do Patrimônio Vivo de Alagoas.
O Memorial, montado no Museu Palácio Floriano Peixoto (Mupa) e funcionando desde a última sexta-feira (15), reúne fotos e a história de vida dos Mestres do Patrimônio Vivo, documentados pela Lei Estadual nº 6513/04.
O registro resgata, valoriza e preserva os mestres e mestras que detêm os conhecimentos e técnicas de manifestações culturais, tradicionais e populares de Alagoas.
A inauguração do espaço contou com a presença da Secretária de Cultura, Mellina Freitas, e de alguns Mestres do Patrimônio Vivo do Estado que fizeram algumas apresentações culturais.
“Essa é a primeira etapa que a Secult está entregando para a sociedade, disponibilizando um espaço onde os Mestres do Patrimônio Vivo possam expor o seu trabalho, disseminando assim a sua arte. Esperamos que eles utilizem esse espaço e tragam as suas peças para mostrar ao público aquilo que eles sabem fazer de melhor, que é valorizar a nossa cultura”, disse a titular da pasta.
Para o cordelista e Mestre do Patrimônio Vivo, Jorge Calheiros, a iniciativa faz com que a cultura alagoana ganhe cada vez mais destaque. “Esse espaço é muito importante para nós que vivemos a cultura do Estado. É bom saber que temos um local disposto a receber os nossos trabalhos”, comemorou.
O Memorial segue aberto para visitação, de segunda a sexta-feira, no mesmo horário de funcionamento do Mupa, de 9h às 16h. Para mais informações (82) 3315-6551.