Entretenimento

Alagoana leva prêmio de melhor filme em Gramado

Por Agenda 27/08/2018 15h03
Alagoana leva prêmio de melhor filme em Gramado
Agenda

Neste sábado (25), em plena noite de inverno da Serra Gaúcha, um filme de animação das memórias de infância vividas na Praia de Guaxuma, da cineasta alagoana radicada no Recife, Nara Normande, levou o Kikito de melhor Curta-Metragem brasileiro no 46º Festival de Cinema de Gramado - sendo um dos três premiados na categoria de melhor filme do festival, ao lado do longa Ferrugem, de Aly Muritiba, sobre as consequências do bullying entre adolescentes, e do paraguaio Las Herederas, que venceu como melhor longa estrangeiro. 

Em 2015, durante a produção de Guaxuma, Nara descreveu a animação Guaxuma para AGENDA A como um “um filme-memória que caminha pelas minhas mais belas e tristes lembranças, da infância na praia e da perda recente de uma grande amiga”. 

A amiga de Nara homenageada no filme é Tayra Macedo – que atuava como produtora cultural do projeto de poesias Papel no Varal e morreu em um acidente de moto, em 2010.. 

Em depoimento sobre a animação durante a apresentação do filme no Festival de Cinema de Animação de Annecy, na França, Nara falou em reportagem para televisão alemâ DW sobre as técnicas usadas no curta. 

“O filme trabalha com três técnicas em torno da areia, tem o stop motion feito com bonecos, que a gente filmou na praia, tem também a animação tradicional do areia em 2D e tem uma técnica que chamei de areia molhada, que é modelar em cima da areia molhada, fazer as esculturas e animar”.