Entretenimento
Travessias entra em cartaz na Pinacoteca Universitária
Será inaugurada nesta quarta-feira (17), às 19h, na Pinacoteca Universitária, a exposição Travessias da artista visual Yara Barbosa, também conhecida como Pão. A mostra revela os processos pelos quais a alagoana se submeteu para tocar o sensível e despertar o seu lado artístico.
O título da exposição remete às múltiplas possibilidades da palavra travessia, tanto no sentido literal quanto no sentido figurado, como: ação de atravessar de lado a lado uma região, um rio, um mar, um asfalto; bem como o ato de atravessar as fases da vida.
Yara é graduanda em Design, pela Universidade Federal de Alagoas (Ufal), onde participou de projetos acadêmicos de extensão e pesquisa que estimulam a sua produção artística. Em destaque, o projeto “Cidade & Signos”, coordenado pela professora Anna Maria Vieira, cuja metodologia consiste em capturar os elementos que simbolizam o cenário urbano e posteriormente sirvam de inspiração para a experimentação criativa.
O Ouricuri Caiçara, projeto que realiza grandes jornadas em solo alagoano, é outro ponto importante na formação artística e pessoal de Yara. É por meio das atividades de matriz indígena do grupo que a artista tem se relacionado com a natureza e a capoeira – muito presentes em seu repertório.
Travessias é a primeira mostra individual de Pão e recebe curadoria da Anna Maria Vieira e expografia assinada pelo designer Rafael Almeida. Constituída por obras que representam as fases da artista nas mais variadas técnicas como: grafite, lambe-lambe, aquarela e desenho.
Na exposição, Yara vai apresentar diversas séries, as quais representam a transição entre os momentos de sua vida, são elas: Meta-morfose; Ouricuri; Objetos do Cotidiano; Passos Efêmeros; Cunhatã; Deságua; Seres Xamânicos.
Entre as séries destaca-se Passos Efêmeros, uma parceria com a marca Melissa, uma das apoiadoras da mostra. “Chama-se de Passos Efêmeros porque a intervenção que vou fazer nas Melissas vão sair com o tempo, com o desgaste, e essa é justamente a proposta”, aponta Yara, que mescla a ideia dos signos que encontrou nas cidades com os calçados para representar o caminho percorrido.
Travessias segue nos salões um e dois da Pinacoteca, museu de arte contemporânea da Ufal, até o dia 28 de novembro, as visitações acontecem sempre de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Serviço
Abertura da exposição Travessias de Yara Barbosa (Pão)
Data: 17 de outubro, às 19h
Visitação: de 18 de outubro a 28 de novembro Local: Pinacoteca Universitária/Ufal, Espaço Cultural Salomão de Barros Lima, Pç. Visconde de Sinimbu, nº 206, 1º andar, Maceió – Alagoas Contatos: (82) 3214-1545 | [email protected] Redes Sociais: facebook.com/pinacotecaufal | instagram.com/pinacotecaufal/ | twitter.com/pinacotecaufal Entrada gratuita