Entretenimento
Prévias de carnaval contarão com mais de 2 mil agentes da Segurança Pública
A partir desta sexta-feira, dia 22 até o domingo, dia 24, quando acontecem as tradicionais prévias carnavalescas na capital alagoana, mais de dois mil servidores, entre policiais civis, militares e bombeiros militares estarão nas ruas para garantir a segurança dos foliões.
Segundo a assessoria de Comunicação da Segurança Pública de Alagoas o policiamento terá maior concentração entre os bairros de Jaraguá e Ponta Verde, onde ocorrerá a maior parte dos festejos, mas em outros bairros da capital onde também haverá desfile de blocos, equipes policiais estarão presentes. Vale destacar que o efetivo empregado nestes dias não compromete o policiamento rotineiro feito pelas polícias.
Ao todo, a Polícia Militar empregará mais de 1800 militares nos três dias. A Polícia Civil contará com aproximadamente 200 policiais, entre delegados, agentes e escrivães. O Corpo de Bombeiros disponibilizará cinco viaturas que serão distribuídas em pontos estratégicos da Orla durante os desfiles dos blocos.
Na sexta-feira (22), todo o entorno do bairro de Jaraguá receberá um esquema de policiamento especial para garantir a segurança do público. Equipes do Batalhão de Radiopatrulha (BPRp), do Regimento de Polícia Montada (RPMon), Batalhão de Operações Especiais (Bope) e do 1º Batalhão estarão divididos entre a Avenida da Paz e Avenida Industrial Cícero Toledo realizando policiamento ostensivo.
O Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran) irá atuar em conjunto com equipes da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) nos pontos de bloqueio, a fim de garantir que o trajeto destinado aos blocos não seja prejudicado.
No estacionamento de Jaraguá haverá equipes do Corpo de Bombeiros, a unidade móvel de Videomonitoramento e a base da Operação Policial Litorânea Integrada (Oplit), garantindo atendimento aos foliões e também confecção de Boletins de Ocorrência. O Grupamento Aéreo também será empregado e vai realizar patrulhamento na região.
Já no sábado, antes mesmo que os clarins anunciem a chegada do Pinto da Madrugada, as equipes policiais já estarão dispostas entre os bairros do Jaraguá e Ponta Verde. O efetivo do Ronda no Bairro fará patrulhamento nos pontos de ônibus e ruas de acesso à Orla marítima. Já as equipes da Radiopatrulha, Bope, 1º Batalhão e Cavalaria (RPMon) estarão espalhadas por todo trajeto dos blocos ao longo do dia. A base móvel da Polícia Militar também estará na Orla, assim como a Oplit, que estará atuando no atendimento aos foliões.
No domingo, o policiamento será realizado no trecho onde ocorrerá o desfile dos blocos. Corpo de Bombeiros, Grupamento Aéreo, Oplit e a base móvel da Polícia Militar também serão utilizados além do efetivo a pé e motorizado. Já nos bairros onde haverá desfile de blocos, o reforço no policiamento será feito com equipes da Força Tarefa.
A Central de Flagrantes, no bairro do Farol, funcionará em regime de plantão de 24 horas de sexta a domingo. No Complexo de Delegacias Especializadas (Code), em Mangabeiras, haverá plantão na sexta-feira, a partir das 18 horas, e nos demais dias em regime de 24 horas. A Oplit vai atuar realizando rondas, atendimentos aos foliões e confecção de Boletins de Ocorrência. A Asfixia também vai atuar junto ao Tigre realizando rondas e abordagens durante os três dias, em todos os locais que terão festejos.