Entretenimento
Artesãos alagoanos participam de encontro do Projeto Brasil Original
Nessa quarta-feira (29), mais de 20 artesãos que fazem parte do Projeto Brasil Original – Artesanato em Alagoas estiveram reunidos no N34U Conecta, um coworking localizado no Parque Shopping Maceió, para discutir ações do projeto e participar da oficina “Identidade Visual, Linguagem Afetiva e Narrativa Digital para Negócios Artísticos”, ministrada pelo designer e empreendedor criativo André Luiz. Eles também falaram sobre a missão que será realizada para a 19ª edição da Fenearte 2019, em julho, no Grande Recife.
“Desde o início do Projeto Brasil Original, nós buscamos nos reunir para alinharmos e discutirmos o que será realizado nos próximos meses, com a proposta de que eles troquem informações e experiências. Dessa vez, falamos sobre a missão que vamos realizar para a Fenearte, em julho. Nossa ideia, a princípio, é levar cerca de 13 artesãos, por isso, já estamos conversando para que eles possam se organizar.”, explicou Marina Gatto, analista da Unidade de Comércio e Serviços (UCS) do Sebrae em Alagoas e gestora do Projeto Brasil Original em Alagoas.
Ainda de acordo com a analista, em todos os encontros, a proposta é também promover uma palestra ou oficina para o público do projeto. “Para o nosso encontro de hoje, trouxemos o André para falar um pouco sobre ‘Narrativas Digitais’. O objetivo é passar para eles como podem descrever, divulgar e apresentar seu produto para o cliente, e isso é muito importante para quem vende arte e, consequentemente, emoção.”, destacou.
Oficina Narrativas Digitais
Empresas de todo o mundo, desde marcas consagradas até pequenos negócios, estão obtendo resultados concretos com o Instagram e outras mídias sociais. Mas ainda existem muitos negócios que precisam aproveitar o que essas ferramentas têm a oferecer e mostrar conteúdo para seus clientes/seguidores. Esse foi o assunto principal da Oficina Identidade Visual, Linguagem Afetiva e Narrativa Digital para Negócios Artísticos.
“A proposta da oficina é explicar sobre marketing afetivo e narrativas digitais. Maceió está cheia de cursos de como se engajar, se posicionar, estar presente na internet, mas não se fala sobre a perspectiva da tal comunicação da alma, porque arte é alma. As pessoas estão cada dia mais desesperadas, concorrendo com outras que estão atrás de seguidores, e não de conteúdo. Então, aqui, eles entenderam a importância e a diferença de produção de conteúdo e de produção de vendas, pois muita gente está confundindo o Instagram com e-commerce.”, revelou André Luiz.
O empreendedor criativo ainda explicou os principais erros das empresas que usam a plataforma digital para vendas. “Elas postam fotos e mais fotos. Até mesmo sem legenda, e isso é errado. Se eu quiser ver fotos, vou no Google; eu quero mesmo é conteúdo. A ideia é construir uma rede social que tenha mais conteúdo do que vendas, e fazer com que os gestores entendam que as pessoas consomem os produtos porque se identificam com o estilo de vida da marca, e não por mais uma peça que ela precisa ter em casa.” finalizou.