Entretenimento
Exposição Preciosa reúne obras de mestres artesãos alagoanos
As 37 obras refletem a identidade singular e diversa do estado pelas mãos dos artesãos alagoanos
Os mestres artesãos que compõem a Exposição Preciosa visitaram, na última sexta-feira (17), o espaço onde estão dispostas as 37 peças que agora fazem parte do acervo do Governo de Alagoas. O espaço, coordenado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), através do programa Alagoas Feita À Mão, segue no Parque Shopping até o dia 16 de fevereiro.
As obras que encantam os olhos do público são esculpidas por talentosas e renomadas mãos. Juntas, elas transcrevem histórias e refletem a identidade singular e diversa do estado, de cada artesão e região. Uma das artistas é a Mestra Sil, de Capela, que transformou sua vivência em obra de arte.
“Eu vim do interior, cresci cortando cana, mas quando conheci o Mestre João [das Alagoas], no ano 2000, comecei a me interessar e aprender. A Jaqueira é um pouco do que eu sou, carente de estudos, essas coisas. Tem uma mulher, um livro, todos os filhos, uma menininha deitada no livro. Achei que não ia aprender, mas tudo que a gente gosta e quer, consegue. Me sinto muito valorizada neste momento, fico até sem palavras”, declara a artesã.
Durante a visita, que também contou com a presença da primeira-dama de Alagoas, Renata Calheiros, os artesãos conversavam entre si e admiravam o trabalho uns dos outros. Mestre Pedrocas, por exemplo, fotografava, orgulhoso, seu trabalho e o dos colegas com seu celular.
Ele fez a obra que chamou de Monumento da Transparência. Trabalhando com o artesanato desde criança, vê a produção como um espelho da relação com o Estado. Para Pedrocas, o sentimento é de gratidão.
“Eu acho que esse Governo tem sido transparente, sempre erguendo e levantando a punho a bandeira da cultura. Então, meu trabalho é alusivo a esta iniciativa. Às vezes, eu acho que nem mereço o que estamos recebendo. Me sinto muito valorizado. Hoje foi uma grande oportunidade, nos contemplaram com essa benção, essa memória, levantando uma bandeira que faz Alagoas crescer”, expõe.
A Exposição Preciosa está localizada ao lado da loja Le Lis Blanc e tem horário de visitação das 10h às 22h, de segunda a domingo. Após o período no shopping, as peças seguirão para o acervo de forma permanente, no Palácio República dos Palmares.