Entretenimento
Maiores festivais de cinema do mundo se reúnem para 10 dias de programação online
Em meio a um cenário de salas fechadas e estreias canceladas, os maiores festivais de cinema do mundo se unem ao YouTube para promover o We Are One: a Global Film Festival, de 29 de maio a 7 de junho. A programação, transmitida em youtube.com/weareone, será gratuita e não deverá conter anúncios.
Durante os 10 dias, a transmissão contará com filmes, curtas, documentários e painéis de discussão sobre a indústria cinematográfica. A produção é da Tribeca Enterprises, de Nova York, que tem o ator Robert De Niro como um dos fundadores. Entre os 20 parceiros anunciados até aqui, estão festivais de cinema de prestígio, como de Cannes, Veneza, Berlim, Toronto e Sundance (veja a lista completa abaixo).
“Está no DNA dos festivais de cinema a crença de que artistas e criadores tem o poder de unir pessoas e criar conexões significativas, principalmente em tempos em que o mundo preciso disto ao máximo”, destaca o site oficial da iniciativa. Jane Rosenthal, da Tribeca, também ressalta o papel do festival em meio à crise da covid-19: “Todo o planeta precisa ser curado no momento. Nós esperamos que todos tenham uma ideia do que faz cada festival tão único e que apreciem a arte e o poder do cinema”.
Ainda não há detalhes sobre a programação, mas não são esperadas estreias de novas produções durante o festival virtual, por questões financeiras e burocráticas. O We Are One destaca que cada parceiro organizará a curadoria de seu conteúdo, sendo esperados filmes clássicos, além dos contemporâneos.
“Um dos aspectos mais únicos e inspiradores do mundo permanecendo em casa é nossa habilidade para experimentar eventos como um só, e We Are One: A Global Film Festival é exatamente isto”, afirma Robert Kyncl, diretor comercial do YouTube, na divulgação do festival. “É um evento como nunca foi realizado antes e estamos orgulhosos de ser o lar para este conteúdo fantástico que estará gratuito para fãs ao redor do mundo.”
O presidente do festival de Cannes, Pierre Lescure, e o diretor do Institut Lumière, Thierry Frémaux, comentaram a iniciativa em um comunicado em conjunto: “Estamos orgulhosos de nos juntar aos festivais parceiros para destacar filmes e talentos verdadeiramente extraordinários, permitindo que o público experimente os nuances de narrativas de todo o mundo e as personalidades artísticas de cada festival”.
A iniciativa ainda arrecadará fundos para auxiliar a Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate ao coronavírus.
Festivais parceiros
- Annecy International Animation Film Festival
- Berlin International Film Festival
- BFI London Film Festival
- Cannes Film Festival
- Guadalajara International Film Festival
- International Film Festival & Awards Macao (IFFAM)
- Jerusalem Film Festival
- Mumbai Film Festival (MAMI)
- Karlovy Vary International Film Festival
- Locarno Film Festival
- Marrakech International Film Festival
- New York Film Festival
- San Sebastian International Film Festival
- Sarajevo Film Festival
- Sundance Film Festival
- Sydney Film Festival
- Tokyo International Film Festival
- Toronto International Film Festival
- Tribeca Film Festival
- Venice Film Festival