Entretenimento

Após 21 anos, Benedito Bentes trará apresentação da Paixão de Cristo

Parte do elenco original volta aos palcos, nos próximos dias 16 e 17 de abril

Por Redação 06/04/2022 16h04
Após 21 anos, Benedito Bentes trará apresentação da Paixão de Cristo
Assessoria - Foto: Reprodução

O ano é 2022 e com o tema: A sua grande Paixão está de volta, o espetáculo “A Paixão de Cristo”, retorna aos palcos de Maceió, após um hiato de 21 anos. Dessa vez com a promessa de permanecer no calendário de eventos da cidade, com a tecnologia a seu favor, e com o desafio de encenar um espetáculo associado a um público de multidões, restrito aos cuidados do distanciamento social.

Cristiano Alcides (Maggu), diretor e idealizador do espetáculo, falou sobre a volta do evento e a importância dessa retomada perante a comunidade.

“Assim como na primeira edição, há 21 anos, o bairro continua sem o incentivo financeiro à cultura e propagação da arte, seja do teatro, da música, da capoeira, da dança ou de qualquer outra manifestação artística. Esperamos que com a retomada da Paixão Cristo, nossa comunidade seja notada não só como uma grande zona eleitoral, mas como um bairro carente de incentivo à arte, que dá oportunidades e salva tantos jovens da marginalidade”, pontuou Maggu.

Hoje, a Paixão de Cristo Oficial de Maceió, volta para o público do Benedito Bentes com o incentivo da Secretária do Desenvolvimento da Economia e Turismo de Alagoas (Sedetur), tendo a articulação efetiva do Secretário Adjunto, Allan Pierre; Com o apoio do Secretário Alexandre Ayres, por meio da Secretaria do Estado da Cultura de Alagoas (Secult); E também com recursos da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

“O apoio que a Sedetur disponibiliza, através de patrocínio, é o reconhecimento a espetáculos como esse, que movimentam a cadeia econômica cultural-turística”, relatou o secretário executivo da Sedetur, Allan Pierre.

NOVIDADES


De acordo com o diretor, o espetáculo está voltando com muitas novidades, “trouxemos o ator e diretor André Rangel, para agregar toda sua bagagem ao nosso elenco e também para a preparação dos atores. Ele irá interpretar o Governador de Roma, Pôncio Pilatos”, explicou.

André Rangel tem passagem pela Rede Globo, no programa de comédia “Zorra Total”, na novela “O Clone”, entre outros trabalhos relevantes da tv brasileira.

“Para mim é uma honra estar no elenco da grande Paixão de Cristo Oficial de Maceió. Quero compartilhar minha experiência na preparação do elenco, bem como entregar “Pilatos” com todo meu coração. É um personagem polêmico e intrigante, está me desafiando demais. Tenho certeza que o público vai vibrar muito com o que estamos preparando”, declarou o ator André Rangel.

Compondo o elenco protagonista da Paixão, estão os atores: João Acioly (Jesus); Pollyana Santana (Maria); Carol Albuquerque (Madalena); Jabs Barros (Herodes) e André Rangel (Pilatos).

Cerca de 100 atores vão compor o elenco da Paixão de Cristo, entre protagonistas e figurantes. Toda a comunidade pode participar, as inscrições estão abertas até o dia 09 de abril, e podem ser feitas pelos telefones: 82 98872-6053 / 82 988496148 ou pelo email [email protected].

Os ensaios acontecem, nos finais de semana, no Ginásio do Colégio Fantástico, local onde também será realizado o evento, com todos os cuidados que a pandemia exige: máscaras, checagem de temperatura e cartão de vacina em dia com as doses contra covid-19, como preconiza a Organização Mundial da Saúde.

A apresentação terá entrada gratuita, como desde sua primeira edição em 2001. O público pode contribuir com 1kg de alimento não perecível, nos dias da apresentação, mas não será obrigatório. O espetáculo terá também transmissão online, pelo Youtube, na edição do domingo (17/04).

O INÍCIO


Companhia de Teatro Cortina, 1999, há 23 anos.

A Paixão De Cristo do Benedito Bentes, teve sua primeira apresentação na páscoa de 2001, com a divulgação em cartazes de xerox, coladas em postes de energia, e os palcos montados em uma das ruas do bairro, com quase nenhuma pretensão. E na sexta-feira da Paixão, em 13/04/2001, o bairro inteiro parecia ter lido os tímidos cartazes em preto e branco.

Os espectadores, moradores da rua onde aconteceu o evento, colocaram suas cadeiras nas calçadas, esperando o espetáculo acontecer. Senhoras acompanharam o cortejo da via crucis, clamando ao sacrifício de “Jesus”, na época, interpretado por Alexandre Martins, que relatou por vezes, ser parado nas ruas do bairro por espectadores que transcenderam à interpretação do jovem ator, pedindo um abraço de “Jesus”.

“Foi uma loucura inacreditável o público presente. Inimaginável. Sempre sonhei em ser ator, tanto que sou bacharel em artes cênicas, mas nunca imaginei que no meu primeiro grande papel, já iria despertar tantas emoções no público. Fazer teatro de rua, certamente é um desafio, mas vale muito à pena”, avaliou Alexandre Martins que hoje integra a organização do espetáculo.

Personagens de suma importância na história da cultura do bairro, voltam para retomar seu lugar de origem, encenando a milenar história da Paixão de Cristo.

Certamente você, caro leitor, hoje, irá procurar no google “o que é essa Companhia de Teatro Cortina?", mas em meados de 2001, os registros estavam apenas em câmeras e filmes da Kodak, não existiam redes sociais, muito menos acesso à internet com facilidade.

Um grupo de jovens aspirantes a atores, se reunia aos fins de semana, no Benedito Bentes, com o propósito de propagar cultura, arte, diversão e uma saída para a comunidade periférica sem incentivo à cultura, mas que com muita ousadia, e a irreverência provenientes da juventude, fizeram história.

“Há 23 anos, um grupo de alunos da nossa escola, deu origem a maior CIA de teatro desse bairro, nós os apoiamos desde o início, cedendo nossos espaços, bem como apoiando todos os eventos proposto por eles, hoje temos a honra de receber de volta este evento, com todos os frutos que plantamos lá trás, é um momento muito importante para a família do Colégio Fantástico”. Declarou Elizete Martins, diretora do Colégio Fantástico, que nesta edição da Paixão de Cristo, fará uma participação especial.

Políticos, ONGs, iniciativa privada, todos voltaram os olhos para o evento, que um ano depois, já tomou conta de toda Praça Padre Cícero (Benedito Bentes), com a ferrenha cobrança da comunidade, para que o evento voltasse a acontecer em 2002, e assim foi em 2003 e 2004. Entre uma pausa e outra, o evento foi seguindo aos trancos e barrancos, com pausas e retornos, novas formações e idealizadores.

Serviço

Evento: Paixão de Cristo Oficial de Maceió, no Benedito Bentes

Dias: 16 e 17 de abril

Hora: 20h

Local: Ginásio de Esportes do Colégio Fantástico

Entrada: Gratuita

Contribuição não obrigatória: 1kg de alimento não perecível

Participe


Inscrições: Até 09 de abril

Telefones: 82 98872-6053 / 82 988496148

Email: [email protected]

*Com informações da Assessoria