Entretenimento
Divulgado edital para o Festival de Música Popular Em Cantos de Alagoas
Evento tem como objetivo dar visibilidade e incentivar artistas locais
O Festival de Música Popular Alagoana Em Cantos de Alagoas, realizado por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), está chegando em sua quinta edição e será realizado no mês de julho. Nesta quarta (13), foi divulgado o edital para seleção, com inscrições gratuitas até o dia 31 de maio.
O evento tem como objetivo incentivar os artistas locais em suas produções, dando visibilidade àqueles que fortalecem a cultura musical alagoana, levando o melhor dela, em um evento feito especialmente para a população do estado.
Mellina Freitas, secretária de Estado da Cultura, explica que o edital é uma oportunidade de descobrir e conhecer talentos da nossa terra: "o Em Cantos busca valorizar os artistas locais, promovendo um intercâmbio artístico-cultural e oferecendo ao público um evento de nível e qualidade musical”.
Pela primeira vez, o Festival passará pelo interior, com a fase eliminatória em quatro regiões alagoanas (Metropolitana, Agreste, Baixo São Francisco e Alto Sertão), ficando definidas as cidades de Piranhas, Piaçabuçu, Arapiraca e Barra de Santo Antônio. A final acontecerá na capital, Maceió.
Podem participar pessoas naturais, residentes há, no mínimo, dois anos no Estado, grupos artísticos e menores de idade mediante apresentação de autorização dos responsáveis. As músicas apresentadas devem ser inéditas e originais, de qualquer gênero, ritmo ou estilo, obrigatoriamente em língua portuguesa ou em dialeto brasileiro. Cada proponente só poderá inscrever uma música.
Ao todo, serão investidos R$ 35.100 em prêmios aos ganhadores. O júri decidirá os cinco primeiros lugares, que serão premiados com as quantias de R$ 10.000, R$ 8.000, R$ 6.000, R$ 4.000 e R$ 2.000, respectivamente. Já o público poderá votar nas categorias Melhor Música, Melhor Intérprete, Melhor Letra e Melhor Arranjo. A votação popular acontecerá através do cuca.al.gov.br.
O edital e todos os documentos necessários estão disponíveis aqui. As inscrições podem ser feitas presencialmente, de segunda a sexta, das 9h às 14h, no Setor de Protocolo da Secult; de forma virtual, através da plataforma cuca.al.gov.br; ou ainda pelos Correios, pelo Sedex com Aviso de Recebimento – AR (sendo considerada a data da postagem).
*Com Ascom Secult