Entretenimento
Festival movimenta a cultura nerd em Maceió
Arena foi montada na Praça Multieventos, com estandes temáticos, salas de jogos e diversas atividades
Acontece em Maceió, deste sábado (9) até domingo (10), o Festival da Cultura Nerd. O evento, realizado na Praça Multieventos, reúne integrantes e simpatizantes de vários lugares do estado, para viver um universo repleto de imaginação e interação. São mais de 800 artistas, distribuídos em 13 segmentos, incluindo convidados nacionais.
O festival é realizado pela Prefeitura de Maceió, através da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), em parceria com a Associação Alagoana de Cultura Nerd (AACN). O evento engloba os 13 segmentos da cultura nerd, presentes em Alagoas. Para a Associação, esse tipo de evento é fundamental por atuar em várias frentes.
“Além de movimentar o cenário Nerd, movimenta também a cultura, os investimentos da cidade, com retorno financeiro para todos os empresários e autônomos, que estão participando do festival. A cultura nerd é gigantesca e mexe com vários segmentos, então, a importância de um festival desse pra Maceió é para movimentar a cultura e unir os jovens”, explica Larissa Ribeiro, diretora da AACN.
Para o presidente da Fundação Municipal de Ação Cultural (FMAC), João Hugo Lyra, o órgão está atento a todos os segmentos culturais de Maceió e garante que todos têm espaço e reconhecimento pelo município.
“Vamos fazer com que este evento entre no calendário da cidade. É uma cultura que está crescendo, ganhando novos seguidores e a Fundação Cultural está antenada nisso e fazendo esse tipo de investimento. Aqui eles são 100% acolhidos”, relata o presidente da FMAC.
Ana Menezes veio de Arapiraca e trouxe a filha, Alícia, de 3 anos. É a primeira vez que ela participa de um evento como este e se diz encantada com o figurino dos personagens. “O evento está muito bonito e dá para aproveitar bastante,” disse a mãe, simpatizante da cultura nerd.
Ane Oliveira, conhecida na tribo nerd por Angel, levou um estande para expor no evento. Segundo ela, toda a sua família está envolvida na comercialização de produtos personalizados.
“Pra mim, cultura nerd significa praticamente uma religião, porque eu participo desde pequena, não só eu como toda a minha família, minha mãe, meus irmãos e agora estamos incluindo as doguinhas de casa no cosplay, porque a cultura nerd significa diversão e interação”, comentou entusiasmada.
O cosplay Thor Onorato interpreta o personagem medieval há 13 anos. Ele conta que no começo não foi fácil, mas hoje se orgulha de ajudar os novos integrantes e fazer a alegria de crianças em abrigos carentes. Atualmente, ele faz parte de um grupo com mais de 40 cosplay e espera que eles ganhem reconhecimento.
“Esse evento serve para termos visibilidade e sermos contratados em eventos. É um hobby que está virando profissão e nós queremos ser vistos como artistas. Além disso, o evento é importante para tirar os jovens de casa, para que eles interagem com os outros e envolva toda a família”, conta um dos pioneiros.
O festival conta com a participação de referências nacionais da cultura nerd, como Thiego Novais (Observatório Potter) e Totoro. O evento também contempla campeonato de games, com premiação de R$ 500 e R$ 300 e com inscrição gratuita. Na arena do evento foi montado uma sala para a prática de swordplay, uma modalidade esportiva da cultura nerd, que simula lutas medievais.
Durante os dois dias, o evento encerra com apresentações musicais. No sábado, subiu no palco a banda John e os Travoltas e no domingo será a vez da banda Fita K7.
Nerd sem machismo
O festival também contou com o projeto Nerd Sem Machismo, que tem objetivo de promover a igualdade de gênero e o engajamento de mulheres no cenário nerd. A iniciativa foi do Gabinete de Políticas Públicas para Mulheres de Maceió, que levou à arena nerd o projeto Maceió Sem Assédio, que faz parte do “SALVE MULHER”, programa que visa garantir um acolhimento seguro e humanizado às mulheres vítimas de machismo, bem como coibir assédios em locais públicos.