Entretenimento
De acordo com especialista, Luciano Huck não errou ao falar "do Alagoas"; entenda
Pergunta feita pelo apresentador no quadro 'The Wall' gerou revolta entre internautas alagoanos-
No programa Domingão com Huck de ontem (24), diversos telespectadores alagoanos se surpreenderam ao assistir um trecho do quadro The Wall. Durante uma pergunta sobre a capital do estado nordestino, o apresentador do programa, Luciano Huck, usou o termo "do Alagoas", um erro segundo a norma culta da língua portuguesa.
"Qual a capital do Alagoas? Bela capital. Opção a: Interlagos. Opção b: Maceió", disse ele.
Imediatamente internautas notaram o termo do apresentador e logo foram às redes, muitos revoltados, apontar o erro. Entre eles, diversos alagoanos se manifestaram diante da fala..
"Alô, Luciano Huck, é ‘DE ALAGOAS’ e não 'DO ALAGOAS'. Se estiverem precisando de redatora, favor avisem, tá?", disse uma internauta.
"Maceió, capital DE Alagoas. No máximo DAS Alagoas. Mas nunca, NUNCA, DO Alagoas", reclamou outro.
De acordo com a assistente social, especialista em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Lúcia Rocha, a etimologia da palavra Alagoas é extremamente controversa. "Mas tem uma lógica, pois a palavra é feminina, tanto que muita gente usa das Alagoas", afirmou.
Ainda segundo ela, na língua portuguesa existe a elipse, que é uma figura de linguagem caracterizada pela omissão de um termo no enunciado. O apresentador teria usado uma quando diz “Capital do Alagoas” omitindo o termo “Estado”, ou seja, Capital do Estado de Alagoas.
Ou seja, apesar de causar estranhamento, não é possível afirmar que houve erro do apresentador global.
"O termo, além de caráter de charme e criatividade dado ao texto, deve ser compreendido pelo contexto – o que não ocorreu no caso da frase do Huck que, primeiro, pareceu uma bobagem ignorante", finalizou.