Entretenimento
Saiba o que é a BeReal, nova rede social que está virando febre no Brasil
Nova plataforma não tem filtros, seguidores ou curtidas e exige que os usuários postem aquilo que estão fazendo no exato momento em que são noitficados
Que horas são? É hora de ser real! O BeReal, "ser real" em tradução livre, é atualmente um dos aplicativos mais baixados das lojas da Apple e Android e traz uma proposta simples: em algum momento do dia, sem nenhum tipo de planejamento, uma notificação chega para o usuário, que tem apenas dois minutos para postar uma foto utilizando as câmeras frontal e traseira do celular e mostrar exatamente o que está fazendo naquele momento.
Sendo o total oposto de redes sociais como o Instagram, a nova plataforma não tem filtros, trazendo maior naturalidade para as postagens e agregando autenticidade e vulnerabilidade ao feed.
“Todos os dias, em horários variados, os usuários do BeReal recebem uma notificação em seus smartphones para tirar uma foto e compartilhar exatamente o que estão fazendo naquele momento”, explica a página do aplicativo na Google Play Store.
Após receber a notificação e fazer o registro, o usuário pode escolher entre compartilhar com os amigos ou com todos os outros milhões de usuários do BeReal. Mas não se preocupe, caso se atrase para tirar a foto o app indica quanto depois o post foi ao ar.
Entretanto, quem gosta de ver a timeline cheia de forma imediata pode encontrar um empecilho: a foto dos seus amigos só pode ser vista quando você fizer a sua própria postagem naquele dia. Além disso, as fotos não ficam armazenadas em nenhum local, ou seja, após 24 horas elas somem da timeline, podendo ser vistas apenas pelo usuário em suas "memórias", que mostram seus últimos 14 posts.
Para seguir a linha diferentona, os seguidores e curtidas foram eliminados, o que pode passar a sensação de liberdade, fugindo da tentativa de agradar e ser perfeito o tempo todo, apresentando o seu dia de forma mais realista e menos montado.
Para muitos, o BeReal veio para bater de frente com o Instagram, pois por lá, a foto perfeita que entra no feed ou nos stories não é a preferência. Apesar disso, ainda é cedo para saber se a rede social veio para ficar, restando aos internautas a opção de ser real enquanto é tempo.
*Estagiária sob supervisão