Entretenimento
Atriz alagoana estreia na novela Terra e Paixão na próxima segunda (5)
Rafaela Cocal integra o núcleo dos povos originários da telenovela da Rede Globo de Televisão
Rafaela Cocal é uma modelo e atriz alagoana, que fará sua estreia na novela Terra e Paixão no capítulo 25, que irá ao ar na próxima segunda-feira (5). Ela dará vida à personagem Yandara Guató, uma jovem indígena sonhadora e determinada.
Rafaela integra o núcleo dos povos originários da novela com o escritor indígena Daniel Munduruku, o cantor e líder espiritual indígena Mapu Huni Kui, e a atriz Suyane Moreira.
O enredo da novela apresenta Yandara Guató, filha de Iraê (Suyane Moreira), neta de Jurecê (Daniel Munduruku), que resolve ir à luta por seu lugar no mundo. Ajudada por Graça (Agatha Moreira), dona da butique, ela se lança como modelo, despontando para uma carreira internacional.
Segundo a atriz, a personagem tem uma família unida e ligada à cultura do seu povo, e que apesar de valorizar suas raízes, não tem medo de lutar pelos seus sonhos.
Escrita por Walcyr Carrasco e com direção artística de Luiz Henrique Rios, “Terra e Paixão” aborda o agronegócio e tem cenas gravadas na cidade fictícia de Nova Primavera, ambientada no Mato Grosso do Sul.
De modelo à atriz
A alagoana Rafaela iniciou a carreira de modelo em 2021, desfilando no Renda-se Alagoas, um evento de arte, cultura e moda realizado em Maceió. Como integrante da 40 Graus Models Bahia, participou de alguns desfiles e trabalhos de publicidade em Maceió, Salvador e Rio de Janeiro.
Estudante do 3º período do curso de Biomedicina, trancou a matrícula da faculdade em virtude do aumento considerável de convites para trabalhos fora de Maceió, quando em agosto de 2022, mudou-se para São Paulo, passando a integrar o casting da agência Mega Model Brasil.
Segundo a atriz, a personagem tem uma família unida e ligada à cultura do seu povo, e que apesar de valorizar suas raízes, não tem medo de lutar pelos seus sonhosEm São Paulo, realizou diversos trabalhos como modelo, com destaque para os desfiles no São Paulo Fashion Weeck. Ainda em terras paulistanas, decidiu fazer um curso de teatro para melhorar a sua performance como modelo, momento em que se interessou pelas artes cênicas.
Ela deu continuidade aos estudos, participando de cursos de preparação de atores, tornando-se atriz exclusiva da Mega Stage, um departamento da Mega Model Group, focado em preparar, direcionar e administrar carreiras de atores e atrizes.
Rafaela adotou o “Cocal” em seu nome artístico como forma de homenagear o Povo Indígena Wassu Cocal, de Joaquim Gomes-AL, local onde viveu seus ascendentes maternos: bisavó e tataravó.