Entretenimento
Atriz alagoana revela a experiência de vivenciar personagem na novela “Terra e Paixão”
Rafaela Cocal iniciou a carreira como modelo e hoje dá vida à Yandara Guató, personagem da trama escrita por Walcyr Carrasco
A trajetória de Rafaela Cocal e de Yandara Guató, personagem vivida pela atriz na novela “Terra e Paixão”, cada vez mais se confundem, a de uma jovem determinada e corajosa, que não tem medo de encarar as dificuldades e largou o convívio familiar para buscar seus objetivos profissionais em um local distante.
Após iniciar carreira nas passarelas no Renda-se 2021, evento de arte, cultura e moda realizado em Maceió, Rafaela Cocal participou de alguns desfiles e trabalhos de publicidade em Maceió, Salvador e Rio de Janeiro, como modelo da 40 Graus Models. Em 2022, com 18 anos de idade, decidiu morar em São Paulo, e passou a integrar o casting da agência Mega Model Brasil, chegando a desfilar em duas edições do “São Paulo Fashion Week”.
Para melhorar sua performance como modelo, decidiu fazer o curso de teatro, foi onde se interessou pelas artes cênicas e deu continuidade aos estudos participando de cursos de preparação de atores, tornando-se atriz exclusiva da Mega Stage, um departamento da Mega Model focado em preparar e direcionar carreira de atores e atrizes.
Assim como Yandara, que largou o convívio dos parentes na aldeia para conquistar seu espaço na cidade de Nova Primavera, Rafaela Cocal saiu de sua terra natal, Alagoas, para alçar voos maiores em terras paulistanas. Segundo a atriz, o apoio da família é fator determinante na conquista de seus objetivos.
“Não é fácil. Até hoje é bem difícil lidar com a saudade, com o lugar totalmente diferente do que sempre fui acostumada e de todas as pessoas que me dão conforto. Se estou aqui é pela força que a minha família continua dando”, ressalta Rafaela.
A personagem vivida pela atriz, Yandara Guató, é uma jovem indígena que carrega o sonho de ser uma grande modelo. Mesmo com tantos detalhes em comum, Rafaela destaca alguns pontos fortes da personagem na trama. “Na primeira cena que eu gravei, ela já falava do sonho, então eu já percebi que não era uma menina bobinha e recuada do mundo, pelo contrário, ela sabe o que quer e tem muita coragem, algo que admiro muito”.
As semelhanças com Yandara não estão apenas na coragem de encarar os desafios, mas na familiaridade com povos indígenas. Rafaela tem sua descendência por parte da bisavó e tataravó materna, e adotou o “Cocal” em seu nome artístico, como forma de homenagear o Povo Indígena Wassu Cocal, etnia de onde vem seus ascendentes.
Mesmo sendo seu primeiro trabalho na televisão, a atriz Rafaela Cocal vem surpreendendo a todos com um ótimo desempenho em cena, fato comprovado nos comentários carinhosos do público que acompanha a novela.