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The Eras Tour, filme sobre a turnê de Taylor Swift, estreia nos EUA e bate recorde de bilheteria
Arrecadação de US$ 97 milhões superou outros longas sobre shows, como os de Justin Bieber e Michael Jackson
A versão cinematográfica da turnê de estádio de Taylor Swift tornou-se instantaneamente um dos filmes de apresentações ao vivo de maior bilheteria de todos os tempos. As vendas do primeiro fim de semana superaram as dos longas de Justin Bieber e do falecido Michael Jackson.
Taylor Swift: The Eras Tour vendeu cerca de US$ 97 milhões em ingressos nos cinemas dos Estados Unidos e do Canadá, de acordo com um comunicado de sua distribuidora AMC Entertainment.
O filme sobre a turnê da cantora deveria arrecadar entre US$ 105 milhões e US$ 145 milhões, de acordo com estimativa do Boxoffice Pro. O déficit reflete a dificuldade em prever receitas de bilheteria para um lançamento incomum como o filme de Swift.
“Variáveis como o preço médio do ingresso, a avaliação de quão antecipada a base de fãs de Swift geraria as pré-vendas do filme e se algum marketing tradicional traria ou não filmes não-Swifties, tudo isso pesou fortemente na ampla gama de resultados possíveis”, disse Shawn Robbins, chefe analista do Boxoffice Pro, por e-mail à Bloomberg. “Swift, seus fãs e a indústria de exibições teatrais deveriam comemorar os resultados.”
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Juntamente com Barbie , o filme de sucesso da Warner Bros, The Eras Tour está demonstrando o impacto que as mulheres podem ter nas bilheterias – em termos do que aparece na tela e de quem está nos assentos. Barbie, feita por Greta Gerwig, tornou-se o filme de maior bilheteria já dirigido por uma mulher.
O filme Eras Tour teve vendas no fim de semana de abertura superiores às de qualquer filme de show anterior. O recorde até então era de Justin Bieber: Never Say Never. O filme de 2011, distribuído pela Paramount Pictures, arrecadou US$ 29,5 milhões em seu fim de semana de estreia. This Is It, de Michael Jackson, registrou US$ 23,2 milhões em 2009.
O filme de Jackson arrecadou US$ 261 milhões globalmente durante toda a sua exibição nos cinemas, enquanto o filme de Bieber arrecadou US$ 99 milhões.
Estratégias para divulgação
Em vez de distribuir o filme The Eras Tour através de um estúdio, Taylor Swift fechou um acordo com a AMC, a maior operadora de teatro. Outras redes receberão a imagem por meio da Variance Films, uma distribuidora independente. Espera-se que ela e AMC levem para casa 57% das vendas de bilheteria, segundo o site Puck.
Depois que a cantora anunciou o filme em agosto, as vendas antecipadas de ingressos na AMC estabeleceram um recorde em um único dia. Originalmente programado para estrear em 13 de outubro, o lançamento foi adiado em um dia devido ao aumento da demanda.
Taylor Swift promoveu fortemente o filme, incluindo aparições surpresa com o namorado Travis Kelce, a estrela da NFL, no Saturday Night Live, e uma matéria de capa na revista Sunday New York Times no fim de semana.
O filme de Swift ofereceu uma oportunidade para os fãs, conhecidos como Swifties, assistirem ao show que perderam ou reviverem a experiência. Noor Jahan, 26, viu a cantora ao vivo, mas ficou feliz em levar sua irmã de 13 anos e seu primo de 16 anos ao cinema esta semana. A família usou óculos escuros e cardigãs em formato de coração e trocou pulseiras da amizade com os espectadores em uma exibição em Nova York.
“Eu estava lá para apoiar Taylor e cantar as músicas que cresci ouvindo, mas agora posso ver os dançarinos, a produção e os detalhes que ela coloca”, disse Jahan. Ela disse que a experiência do filme foi semelhante ao show, com os fãs gritando, cantando e dançando. Sua irmã, Shamira, chamou o filme de “tudo o que ela queria e muito mais”.
Os críticos adoraram o longa tanto quanto os fãs da cantora, com a obra obtendo uma pontuação de 100 entre os críticos de cinema no Rotten Tomatoes.
Impacto na economia
Os fãs também puderam comprar inúmeros produtos da Eras Tour , incluindo copos, baldes de pipoca e sacolas. Estima-se que os gastos dos Swifties e dos consumidores fãs de Beyoncé adicionaram US$ 5,4 bilhões ao produto interno bruto dos EUA no terceiro trimestre, de acordo com a Bloomberg Economics.
Um fã de Taylor Swift médio gasta mais de US$ 1.500 para assistir a uma apresentação ao vivo, incluindo o custo de ingressos, hotéis, voos e alimentação.
Beyoncé fechou um acordo de distribuição semelhante com a AMC para seu próximo filme-concerto, Renaissance , que chegará aos cinemas em dezembro.