Entretenimento

"Tesouro perdido" Artista encontra painel de 1969 durante reforma de escola em Maceió

Painel do artista Manelito estava em parede do antigo colégio Cenecista; obra foi restaurada e internautas ajudaram a encontrar família do autor da obra

Por Ana Flávia Oliveira* 09/07/2024 15h03 - Atualizado em 09/07/2024 16h04
'Tesouro perdido' Artista encontra painel de 1969 durante reforma de escola em Maceió
Imagem retirada do vídeo - Foto: Reprodução / Instagram Yara Pão

Em uma reforma no prédio do antigo colégio Cenecista, onde já funcionou a antiga rodoviária de Maceió, foi encontrada nesta terça-feira (9), uma obra de arte datada de 1969, de autoria de Manelito. A obra foi encontrada pela artista Yara Pão, que realizou uma restauração na arte em baixo-relevo encrustada em uma parede do prédio. 

Em uma postagem no Instagram de Yara, ela faz uma homenagem, por meio de vídeo, a Manelito. Yara promoveu a restauração do painel com as cores seguindo a paleta da nova identidade visual artística do local, que vaia abrigar uma creche da prefeitura de Maceió. 

Em seu post, ela explica: "Um painel da década de 1969 feito por um artista em Alagoas! Depois de uma limpeza e reforma da parede, consegui identificar o nome do autor, Manelito. Baixo relevo foi a técnica utilizada e o que permitiu a identificação dos motivos que ilustram a força da cultura de Alagoas na época: cana-de-açúcar, pecuária, coqueiro, algodão e arroz. Essa arte, provavelmente, foi uma encomenda para a construção da Antiga Rodoviária, onde atualmente é o Gigantinhos Escola Cenecista".  

A técnica da arte do painel é chamada de baixo relevo nesse tipo de desenho, a superfície da obra é esculpida de forma a criar figuras ou padrões que se destacam levemente do plano de fundo, criando um efeito de sombra e luz que realça os detalhes, assim como no painel de Manelito. 

Na publicação, Yara disse não ter encontrado informações na internet a respeito de Manelito e comentou que espera que a postagem chegue na família de Manelito. Não demorou e internautas alagoanos ajudaram a artista a resolve o mistério. 

De acordo com o historiado Geraldo Majella, que comentou a publicação de Yara, Manoel Amorim de Miranda ou Manelito é filho de Manoel Simplício de Miranda e Hermé Amorim de Miranda, o casal era proprietário do antigo hotel Atlântico, localizado na Avenida da Paz. 

A produtora cultura, Wedja Miranda, disse que Manelito é seu tio e que outors painéis e quadros ainda estão sendo localizados pela família. 

Yara Barbosa, ou Yara Pão é uma artista plástica e visual do Muralismo, também conhecido como Art Street ou Urban Sketchers, movimento que reúne artistas de rua de todo o mundo com seus grafites, sprays e performances. 



*Estagiária sob supervisão