Entretenimento
I Mostra Jaça Cria celebra a cultura do bairro do Jacintinho, em Maceió
Evento promove integração artística e cultural no local, destacando as potências criativas locais e oferecendo uma rica programação de atividades para todas as idades
O bairro do Jacintinho, em Maceió, será o palco, no próximo dia 31 de agosto, da I Mostra Jaça Cria, um evento cultural que promete integrar e celebrar as diversas expressões artísticas da comunidade local. Realizada na Praça do Mirante do Jacintinho (Bostão), das 14h às 21h, a mostra tem como objetivo fortalecer os laços culturais entre os artistas do bairro, valorizar as potências criativas presentes na região e destacar os talentos que emergem das experiências e vivências dos moradores.
A primeira edição do evento é resultado do Projeto Fábrica de Cultura, viabilizado com recursos da Lei Paulo Gustavo do Governo Federal, operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa. A iniciativa proporcionou um espaço de aprendizado e troca de conhecimentos sobre elaboração de projetos, produção cultural e comunicação, voltado especialmente para artistas e agentes culturais atuantes no Jacintinho. Durante as oficinas, os participantes foram incentivados a criar, planejar, produzir e avaliar, de forma colaborativa, um evento que refletisse as produções culturais do bairro, culminando na realização desta mostra.
“A Mostra Jaça Cria é uma iniciativa que mostra todo o potencial cultural do Jacintinho, um bairro repleto de talentos e histórias que inspiram. Acredito que a arte e a cultura têm o poder de transformar vidas e ambientes, e o Jaça Cria é um exemplo claro de como essas manifestações podem promover a inclusão, o pertencimento e a celebração das nossas raízes”, destacou a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas.
Popularmente conhecido como Jaça, o bairro do Jacintinho é muitas vezes estereotipado como um local marcado pela criminalidade ou simplesmente visto como um ponto comercial. No entanto, suas ruas, vilas e grotas são o lar de uma comunidade de artistas que se expressam através de diversas formas de arte, como música, artesanato, fotografia, cinema, poesia e artes visuais. A programação do evento busca celebrar essa riqueza cultural, oferecendo uma variedade de atividades, incluindo apresentações musicais, slam de poesia, bazar cultural, oficinas, exposições de artesanato e fotografia, oficina de mobgrafia, brincadeiras infantis e serviços como corte de cabelo e tranças.
Para o artista Lucas Oliveira, participar da organização de um evento cultural é uma experiência inédita, e ele compartilha um pouco sobre suas emoções ao assumir essa responsabilidade. “Por ser minha primeira vez participando de um evento cultural, eu me sinto empolgado e grato. Eu sou um artesão, e é muito bom idealizar um evento onde podemos mostrar nossa arte para as pessoas. Me sinto privilegiado por poder demonstrar pelas minhas peças como é bom o sentimento de produzir, e é emocionante saber que as pessoas vão poder conhecer a cultura do artesanato feito com papel”, explicou.
O evento tem uma importância fundamental, pois a ocupação dos espaços públicos para promover lazer e cultura na comunidade é também uma maneira de fortalecer o sentimento de pertencimento entre os moradores, como destaca Mary Alves, que também está envolvida na produção do evento. “O Jaça Cria reafirma nosso orgulho e identidade. É um espaço onde podemos celebrar nossas raízes afro-brasileiras, dançar ao som das nossas músicas, admirar a arte que reflete nossas vivências e desafios, e, acima de tudo, sentir a força da nossa coletividade”, disse.
O Jaça Cria também é realizado com o apoio de Nega Raiz, Mirela Afro hair, Nagô Black, Maria Preta, Nildo Cabeleireiro e Kel cabeleireiro, Conexão, Proexc, ETA, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Casa de Direitos, Secretaria de Estado de Prevenção à violência, Escola Municipal Kátia Pimentel Assunção e JCTZ film.
Programação completa
31 DE AGOSTO (SÁBADO)
LOCAL: PRAÇA DO MIRANTE NO JACINTINHO
14h às 21h - Exposição de fotografia: Jiray, Jctz FILM, Clara e JCTZ Photography | Exposição de artesanato: Alcilene da Silva, Ana Paula da Silva e Lucas Oliveira
14h às 17h - Oficinas e Espaço de Corte de cabelo, tranças e pintura de rosto | Arte de Papel com Lucas Oliveira | Oficina de Mobgrafia com Kedinha | Pintura em garrafas e mini telas com Suzana Maria da Silva | Corte de cabelo com Nildo Cabeleireiro e Juca | Pintura facial com Lavínia Calado (Planeta de Cores)
17h - Slam de Poesia
18h - Rapem (Freelipe + Klebin + Akira + Menny)
18h30 - Coco de roda Xique Xique
19h - Arielly Oliveira e Mary Alves
20h - Bee
20h30 - Minhocão