Entretenimento
Creme para hemorroida, picadas de abelha, veneno de cobra no rosto e mais tratamentos estéticos exóticos dos famosos
Celebridades como Kim Kardashian, Carlinhos Maia e Anitta são adeptos de procedimentos inusitados
Com o aumento da procura por procedimentos estéticos no Brasil, o mercado da beleza está em constante transformação, acompanhando as mudanças nos hábitos e abrangendo desde métodos simples até inovações tecnológicas avançadas.
De cirurgias extremas e técnicas exóticas a óleos ou cremes, como o de hemorroida, usado pela atriz Sandra Bullock para suavizar olheiras; picadas de abelha, método conhecido como apiterapia, que promete reduzir inflamações e cicatrizes na pele, além do procedimento de injetar veneno de cobra no rosto, para um efeito parecido com o botox, os procedimentos também soam estranhos.
Esperma de salmão, que promete rejuvenescer a pele, lifting de vampiro, onde o sangue da própria pessoa é utilizado, e o tratamento facial com caramujos, cuja gosma que o molusco carregaria proteínas capazes de auxiliar no tratamento de rugas, também chamam atenção.
Famosos como Anitta, Carlinhos Maia, Naira Ávila, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e Kim Kardahian já se submeteram a alguns desses procedimentos.
Em entrevista ao jornal O Globo, a Dra. Juliane Viana falou um pouco sobre esses tratamentos "diferentões".
Lifting de vampiro
"É um nome popular para um procedimento que se chama plasma rico em plaquetas, que é o PRP, onde a gente faz a retirada do sangue, centrifuga para separar a parte vermelha da parte plasmática, sendo a parte amarela do sangue, que contém células-tronco, fatores de crescimento inespecíficos e que, quando aplicados na pele de maneira correta, estimula a neocolagênese, ou seja, a produção de colágeno, melhora o aspecto da pele e faz regeneração do celular.
Tratamento facial com caramujos
"A mucina de caramujo é uma proteína que é encontrada naquela secreção viscosa. Essa é uma substância muito utilizada já de forma óbvia e estéreo em cosméticos, em cosméticos hidratantes e ela possui vários benefícios no sentido de porque ela produz bastante quantidade de substâncias umectantes hidratantes para a pele. Então, ela promove hidratação, umectação cutânea, mas não faz um efeito regenerador, não tem um efeito estético, estimulador de colágeno. Ela é um cosmético que hidrata a pele."
Creme de hemorroida para olheiras
"O creme de hemorroida é um creme que causa a vasoconstrição das veias da hemorroida, por isso ela ajuda a diminuir o sangramento, diminuir o processo infeccioso, processo inflamatório e os sangramentos, propriamente ditos, dessas regiões quando estão em atividade, quando estão com doença ativa. O pessoal tem começado a usar isso para olheiras, porque existem vários tipos. Quando a olheira é do tipo vascular, ou seja, que a gente tem um excesso de pigmentação aparente por conta de presença de vasos sanguíneos muito próximo da pele, esses cremes estimulam a vasoconstrição desses vasos, diminuindo o seu diâmetro. Temporariamente próximo à pele e diminuindo essa característica escurecida por conta disso. É por isso que eles têm usado, mas não é muito eficaz, isso não traz tantos benefícios assim, porque é um efeito temporário, não funciona a longo prazo, a gente precisa realmente tratar esses vasos de forma definitiva para que a olheira melhore."
Esperma de salmão
"O PDRN é uma substância que pode ser usada topicamente como um creme para a hidratação da pele e também como drug delivery, ou seja, fazendo micro-infusão dessa substância dentro da pele por meio de micro-agulhamento ou intradermoterapia. E os cuidados principalmente são, primeiro, utilizar uma substância de origem conhecida com rastreabilidade, evitando infecções e contaminações. Então usar uma substância com rastreabilidade e também estéreo e não e realizar esses procedimentos com um profissional habilitado, médico, que saiba tecnicamente como atuar com essa substância a fim de não haver complicações."
Picadas de abelha
"A apiterapia não é indicada para tratamento facial e nem para nenhum outro tipo de tratamento, porque o veneno, a substância colocada dentro dos nossos tecidos pela abelha, que é o veneninho dela, é extremamente alergênico, pode causar reações inflamatórias, exacerbadas, não controladas, tendo risco inclusive de anafilaxia, de efeitos colaterais negativos muito perigosos, com risco inclusive de morte, e isso não é indicado para nenhum tipo de procedimento terapêutico muito menos estético."
Veneno de cobra
"Existem alguns venenos de algumas espécies de cobraque possuem a crotoxina, que é uma toxina que ela age na terminação muscular entre o nervo e o músculo, no fim da terminação nervosa na qual ela se insere no músculo e isso impede a musculatura de relaxar. Normalmente, essas crotoxinas causam uma paralisia espástica, que é aquela paralisia dura, que a pessoa não consegue se movimentar. É um efeito parcialmente semelhante pelo fato de que ele causa uma paralisia, mas não é o mesmo tipo de paralisia, são paralisias muito mais intensas, que a gente não consegue fazer uma microdose e controle desse tipo de. De resultado e que não dá para a gente trazer isso com segurança por enquanto, pelo menos para o mundo estético."
Tratamentos exóticos são comparáveis aos métodos tradicionais em termos de resultados e segurança?
Dra. Juliane explica que "todos esses tratamentos exóticos que são novidades, alguns deles já possuem algum tipo de trabalho científico que comprova eficácia".
"E é a partir daí que a gente inicia o tratamento em pacientes. Ter resultado é muito importante, mas antes de ter resultado precisamos ter segurança, comprovação científica de que funciona, que não causa nenhum problema, que a gente consiga trabalhar tranquilamente e fornecer o que é de mais correto e de melhor para o paciente. Algumas coisas já possuem bastante comprovação científica como PDRN, como o PRP, que é o lifting de vampiro, mas algumas outras são apenas de uso cosmético ou continuam em trabalho de comprovação. É aí que precisamos ficar atentos para não seguir tendências de um mercado extremamente vendedor, porém, sem comprovação, sem segurança", ressalta a dermatologista.