Entretenimento
Fernanda Torres faz história e leva prêmio do Globo de Ouro
Atriz brasileira é premiada por atuação em drama sobre a ditadura militar
O cinema brasileiro alcançou um marco inédito nesta segunda-feira (6). A atriz Fernanda Torres foi agraciada com o prêmio Globo de Ouro de Melhor Atriz na categoria Drama, em uma cerimônia realizada em Los Angeles, nos Estados Unidos.
A conquista histórica se deu pelo trabalho de Fernanda no filme Ainda Estou Aqui, no qual ela dá vida à advogada Eunice Paiva, viúva do deputado federal Rubens Paiva, assassinado pela ditadura militar em 1971.
É a primeira vez que uma atriz brasileira vence a categoria, superando concorrentes de peso como Nicole Kidman, Angelina Jolie, Tilda Swinton, Pamela Anderson e Kate Winslet.
O feito remete à trajetória de sua mãe, Fernanda Montenegro, que há 25 anos foi indicada na mesma categoria por sua atuação em Central do Brasil. Embora não tenha vencido, o filme foi premiado como Melhor Filme Estrangeiro na ocasião.
"Esse prêmio é uma prova de que a arte resiste, mesmo em tempos difíceis. A história de Eunice Paiva nos ensina sobre coragem e resiliência, algo tão necessário hoje. Dedico esse reconhecimento à minha mãe, à minha família, aos meus filhos e a todos que acreditam no poder do cinema. Muito obrigada", declarou Fernanda em um discurso emocionado.
Dirigido por Walter Salles, o mesmo cineasta por trás de Central do Brasil, Ainda Estou Aqui reafirma o prestígio do cinema nacional no cenário internacional.
Na categoria de Melhor Filme Estrangeiro deste ano, o prêmio foi concedido à produção francesa Emilia Pérez.