Entretenimento

‘Ainda Estou Aqui’ brilha no cenário internacional com vitória em Palm Springs

Filme de Walter Salles é aclamado como Melhor Filme Internacional no prestigiado festival dos EUA

Por Esther Barros 13/01/2025 09h09
‘Ainda Estou Aqui’ brilha no cenário internacional com vitória em Palm Springs
. - Foto: Reprodução

O filme brasileiro "Ainda Estou Aqui", dirigido por Walter Salles, foi agraciado com o prêmio de Melhor Filme Internacional na 36ª edição do Palm Springs International Film Festival, realizada no último domingo, 12 de janeiro de 2025.

O júri, composto por críticos de cinema como Brian D. Johnson, Marcelo Janot e Paola Casella, destacou que o longa "transmite o horror de uma ditadura crescente a partir da perspectiva íntima de uma mãe que defende não apenas sua família de cinco pessoas, mas também sua dignidade".

Baseado nas memórias de Marcelo Rubens Paiva sobre sua mãe, Eunice Paiva, o filme é ambientado no Brasil de 1971, durante a ditadura militar. A trama acompanha uma mãe de cinco filhos que se reinventa como ativista após o desaparecimento de seu marido, sequestrado pela Polícia Militar.

Fernanda Torres, que interpreta a protagonista Eunice, já havia sido reconhecida com o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama por sua performance no longa.

Além de "Ainda Estou Aqui", o filme brasileiro "Manas", dirigido por Marianna Brennand, recebeu menção honrosa na categoria ibero-americana no festival.

Com estreia nos cinemas brasileiros prevista para 17 de janeiro, "Ainda Estou Aqui" já atraiu mais de três milhões de espectadores e é considerado um forte candidato a representar o Brasil no Oscar, após 26 anos de ausência do país na premiação.