Entretenimento
Ainda Estou Aqui: após 26 anos, Brasil retorna ao Oscar com indicação de Fernanda Torres e filme brasileiro
Edição deste ano será no dia 2 de março, comandada pela 1ª vez pelo humorista e apresentador americano Conan O'Brien.
A presença do Brasil na cerimônia principal do Oscar foi restaurada com a indicação de Fernanda Torres, que também fez história ao se tornar a segunda brasileira a concorrer ao prêmio de Melhor Atriz. A primeira foi sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada pelo aclamado Central do Brasil (1998), também dirigido por Salles. Torres concorre pelo filme Ainda Estou Aqui, que também foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, tornando-se a primeira produção brasileira a disputar a estatueta nessa categoria desde Central do Brasil, em 1999.
Fernanda Torres chega à indicação com uma série de conquistas no currículo, incluindo o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Drama. Ela também foi premiada no Critics Choice Awards na categoria de Melhor Atriz em Filme Internacional, consolidando ainda mais sua posição entre as principais intérpretes do cinema atual.
Além dessas vitórias, a atriz recebeu várias indicações, incluindo ao APCA de Cinema, Prêmios Satellite, IndieWire Critics Poll, Greater Western New York Film Critics Association, DiscussingFilm Critic Award e à Associação de Críticos de Cinema de Los Angeles, embora não tenha levado os prêmios nessas ocasiões.
Com isso, após 26 anos o Brasil tem uma produção brasileira concorrendo a premiação.
Vale lembrar que o último filme brasileiro indicado ao Oscar foi o documentário Democracia em Vertigem, de Petra Costa, que concorreu na categoria de Melhor Documentário em 2020. Antes disso, a animação O Menino e o Mundo, de Alê Abreu, teve sua chance na edição de 2016, mas perdeu para Divertida Mente, da Pixar.
Ainda estou aqui nas premiações
O filme Ainda Estou Aqui estreou internacionalmente no Festival de Veneza de 2024, um dos mais prestigiados do mundo. Na ocasião, o filme fez parte da seleção oficial, ele garantiu o prêmio de Melhor Roteiro.
Na campanha para a indicação do longa ao Oscar, Fernanda Torres foi agraciada como Melhor Atriz Estrangeira pela Critics Choice Association no Celebration of Latino Cinema & Television.
A brasileira também foi escolhida como Melhor Atriz de Drama na cerimônia do Globo de Ouro. Na ocasião, ela afirmou que não estava esperando pelo prêmio e que já estava satisfeita apenas por ter sido indicada.
Confira o Trailer: