Entretenimento
Museu Théo Brandão celebra 50 anos com cortejo do Filhinhos da Mamãe e nova exposição
Programação acontecerá nesta sexta-feira (14), a partir das 18h, na Rua Sá e Albuquerque, em Jaraguá; exposição permanece até março

Nesta sexta (14), o Museu Théo Brandão (MTB) da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) começa os festejos de momo e promete agitar a cidade com duas atividades culturais totalmente gratuitas: o cortejo Brincantes, Confetes e Serpentinas no Cinquentenário do Museu Théo Brandão e a exposição 50 Anos de Frevo no Théo Brandão. A programação é comemorativa aos 50 anos dessa instituição, fundada em 1975, e conta sua história em cinco décadas de preservação cultural alagoana.
O cortejo terá concentração na Rua Sá e Albuquerque, na área próxima ao posto, a partir das 18h, e, em seguida, segue trajeto até o Arquivo Público de Alagoas (APA). Em parceria com o tradicional bloco carnavalesco Filhinhos da Mamãe, o cortejo realiza paradas em três estações diferentes no bairro Jaraguá. Então, prepare sua fantasia e vá curtir o frevo nas ruas. Durante o trajeto, além do ritmo frenético e muita animação, será possível também conhecer as máscaras dos bobos de Tatuamunha e dos bois de Carnaval.
Já a exposição será aberta nesta sexta e vai contar a história do carnaval alagoano, exibindo peças de comemorações passadas e registrando momentos inesquecíveis vivenciados no MTB, uma instituição que contribui para a preservação da memória dos carnavais de Alagoas e das pessoas que ajudaram na sua construção, permanência e preservação.
Em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a exposição terá abertura às 20h, no Arquivo Público, seguindo em exibição até dia 7 de março, abertas de segunda a sexta, das 8h às 17h. A entrada para ver a exposição é totalmente gratuita e sem necessidade de reservas ou agendamentos.
Para a museóloga Hildênia Oliveira, diretora do MTB e curadora da exposição, comemorar meio século de carnaval no Museu Théo Brandão não é apenas celebrar a folia. “É considerar a força de uma cultura que resiste ao tempo, que se reinventa e que continua encantando novos foliões a cada ano”, ressalta.
Serviço:
O quê: Brincantes, Confetes e Serpentinas no Cinquentenário do Museu Théo Brandão e Exposição 50 Anos de Frevo no Théo Brandão
Quando: 14 de fevereiro, a partir das 18h
Onde: concentração no posto da Rua Sá e Albuquerque; exposição será no Arquivo Público
