Entretenimento

Justiça aceita denúncia de Neymar contra Luana Piovani por injúria e difamação

Neymar e sua equipe jurídica alegam que os comentários de Piovani foram além de críticas comuns e se configuram como ataque diretos à sua reputação

Por The Playoffs 20/02/2025 13h01
Justiça aceita denúncia de Neymar contra Luana Piovani por injúria e difamação
Luana Piovani e Neymar - Foto: Reprodução/Instagram

A justiça acolheu a queixa-crime movida por Neymar contra a atriz Luana Piovani, após declarações feitas por ela em 2024 que, em tese, configuram crimes de injúria e difamação. O processo tem origem em uma série de críticas públicas feitas por Piovani ao jogador, principalmente em relação à sua postura profissional e pessoal.

Com a aceitação da denúncia pela justiça, o caso seguirá para análise e pode resultar em punição para a atriz, caso seja considerada culpada. Neymar e sua equipe jurídica alegam que os comentários de Piovani foram além de críticas comuns e se configuram como ataque diretos à sua reputação.

O acusação judicial ainda não tem uma data definida para audiência, mas o embate entre Neymar e Luana Piovani segue gerando debates nas redes sociais.

O início do caso

A polêmica começou quando Luana Piovani se manifestou contra a suposta proposta de privatização das praias brasileiras, ao mencionar Neymar de maneira contundente. Em vídeos publicados nas redes sociais, a atriz chamou o jogador de “mau caráter”, “estrupício”, “mau pai”, “péssimo cidadão”, “péssimo exemplo”, “escroto” e “ignóbil”. Na ocasião, ela criticou a falta de posicionamento do atleta sobre questões sociais e políticas, ao afirmar que estaria contribuindo para uma proposta prejudicial ao país.

Além das críticas relacionadas ao posicionamento do jogador, Piovani fez ataques diretos à vida pessoal de Neymar, questionando seu comportamento como pai e sua postura diante de escândalos de traição. Em um dos trechos do vídeo, a atriz afirmou:

“Como consegue fazer tanta m*rda, como consegue ser tão mau-caráter? São muitos históricos, não vou ficar aqui puxando pra gente lembrar quanta m*rda grave esse garoto, que de garoto não tem p*rra nenhuma, já fez.”*

Ela também incentivou seus seguidores a refletirem sobre a imagem do jogador antes de dar qualquer tipo de apoio a ele nas redes sociais: “Façam um favor, para todos nós brasileiros: votem contra a privatização das praias e raciocinem cada vez que forem dar um like em qualquer coisa que esse estrupício aparecer. Dá uma puxadinha pela memória. Pensa: você queria que a sua filha casasse com ele? Você queria que a sua filha tivesse um filho com ele? Bom, talvez as pessoas que pensam na quantidade de dinheiro que ele tem digam sim. Porém, só uma mãe sabe que dinheiro nenhum ajuda na nossa exaustão e na nossa dor diária de estar numa situação onde o pai é um escroto. Não adianta ter a casa paga, a escola, o motorista e não ter exemplo.”

‘Péssimo exemplo de pai’

A atriz também apontou o que considera ser um mau exemplo dado por Neymar como pai. Segundo Piovani, um homem que não respeita a mãe de seu filho não pode ser considerado um bom pai. Ela citou as traições admitidas pelo jogador ao longo do relacionamento com Bruna Biancardi e sugeriu que essas atitudes impactam diretamente a filha do casal.

“Quando um pai faz mal para uma mãe, ele está fazendo para o filho. Uma mãe chora sozinha no travesseiro à noite ou no chuveiro para os filhos não verem, porque está exausta mentalmente, também faz parte dessa história. Sei bem o que estou falando. Sei o que é uma mãe exausta tendo que sorrir e cuidar dos filhos. Essa menina acha que ele é um bom pai, mas ela não sabe que está com a régua errada. Alguém que não respeita, não valoriza, não considera e não zela pela mãe de seu filho, não é bom pai.”

Diante das declarações, a defesa de Neymar entrou com uma queixa-crime contra Piovani e alega que suas falas ultrapassaram os limites da liberdade de expressão e atingiram diretamente a honra do jogador. O processo se baseia nos crimes de injúria e difamação, previstos no Código Penal.