Entretenimento
VÍDEO: Claudia Leitte é vaiada na abertura do Carnaval de Salvador; veja vídeo
Após polêmica com a música "Caranguejo", a cantora foi vaiada no trio de Carlinhos Brown

Claudia Leitte, 44, foi recebida com vaias na abertura do Carnaval de Salvador nesta quinta-feira (27). Alguns foliões presentes no local expressaram sua insatisfação ao ver a cantora no trio de Carlinhos Brown. Ela foi uma das convidadas do artista para o Circuito Campo Grande, ocasião que marca a abertura do Carnaval baiano.
As vaias começaram quando Carlinhos começou a cantar "Bola de Sabão", um dos sucessos do Babado Novo que ficou conhecido na voz dela. Pouco depois, o ex-técnico do The Voice Brasil chamou o nome da cantora, aumentando os gritos e vaias.
As imagens rapidamente se espalharam nas redes sociais. "Claudia Leitte recebida embaixo de muitas vaias na abertura do Carnaval de Salvador. Meu Deus", disse um rapaz que postou o vídeo na rede X. "Se respeitasse a história do axé music não passava por isso", comentou outro.
Assista:
Fãs da cantora afirmaram que as vaias teriam sido de fãs de Ivete Sangalo. "Meia dúzia de fãs da Ivete. Que logo depois se renderam e estavam extravasando", respondeu um perfil na rede social. "Meia dúzia de Iveteiros que se prestaram a esse papel", apontou outro usuário da plataforma.
Parte do público recebeu Claudia com carinho. A artista foi aplaudida enquanto fãs gritavam: "Claudia! Claudia! Claudia!". Ela celebrou: "Te amo!".
Claudia Leitte tem sido alvo de críticas desde que mudou repetidas vezes a letra da canção "Caranguejo" para não dizer o nome de Iemanjá, entidade cultuada nas religiões de matriz africana. A artista foi acusada de intolerância religiosa e racismo, mas disse prezar "muito pelo respeito, pela solidariedade e pela integridade".
A cantora chegou a ser denunciada no Ministério Público, que apura o caso. O tema ainda está em fase de investigação e não houve uma conclusão sobre eventuais responsabilidades.
Durval Luz e Nino Balla, dois dos quatro compositores de "Caranguejo" foram ouvidos pelo MP-BA no dia 4 de fevereiro. Eles alegam que não autorizaram a troca na letra da canção e também pretendem buscar uma reparação na Justiça. Os outros dois autores, Luciano Pinto e Alan Moraes, afirmaram ter sido procurados e autorizaram a mudança.
Em meio à polêmica, Claudia Leitte também foi assunto após confirmar o rompimento com Ivete Sangalo. O empresário da loira — que trabalhou com a ex-Banda Eva durante 12 anos — explicou que as duas não brigaram, mas que o afastamento se deu em consequência do "tipo de movimento que Ivete fez".
Em participação no programa "Sem Censura", da TV Brasil, a artista afirmou que "todo mundo sabe" a influência do candomblé na axé music, o que foi encarado como uma indireta para Leitte. Em entrevista a UOL, Ivete Sangalo negou ter mandado recado.
"Os meus argumentos são fortes demais para que eu me utilize dessas coisas para fazer frente ao meu trabalho", disse Ivete Sangalo.
