Entretenimento
Zero8Dois Festival leva cultura Hip Hop e cidadania para as ruas de Maceió
Evento propõe experiência coletiva que integra arte, esporte e atividades educativas

A cultura urbana ganhará destaque em Maceió com o Zero8Dois Festival, que transformará a Praça Dr. Getúlio Vargas, no bairro da Ponta Grossa, em um grande palco para arte, esporte, empreendedorismo e cidadania. Reconhecido como o principal evento underground do estado, o festival, que acontece no dia 29 de março, a partir das 15h, valoriza os talentos da periferia e promove uma programação diversa, gratuita e acessível para o público.
Com um olhar voltado para a valorização da cultura Hip Hop e produção de Giib, a iniciativa contará com campeonato de skate, oficinas educativas, feira com empreendedores locais e shows gratuitos. Além disso, o evento homenageia os quatro elementos da cultura Hip Hop: o rap, o DJ, o breakdance e o grafite. Este é apenas o primeiro ato de uma série de eventos que serão realizados ao longo do ano em Maceió.
“O Zero8Dois Festival tem como principal missão fortalecer e valorizar a cultura hip hop em suas diversas formas, criando um espaço contínuo de expressão e conexão para artistas, produtores e o público que vive essa cultura. Além de impulsionar o rap, o trap, o skate e o graffiti, o festival busca unir as mais diversas expressões culturais relacionadas à cultura de rua”, contou DJ Lynz, produtor de palco do evento.
Para a secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa de Alagoas, Mellina Freitas, o evento fortalece a cena cultural e amplia oportunidades para os artistas. “O festival é uma grande vitrine para os talentos alagoanos e reafirma o compromisso do Governo do Estado em incentivar e fomentar a cultura urbana, garantindo espaço para que essas manifestações cresçam e alcancem cada vez mais pessoas”, destacou.
O projeto é realizado com recursos da Polícia Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Minc), operacionalizado pelo Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (Secult), e conta com o apoio da Dagô Produções, da Secretaria de Estado da Mulher e dos Direitos Humanos de Alagoas, da Secretaria Municipal de Esporte de Maceió e da Família Pst Skateboard.
Campeonato de Skate
Apesar do pouco fomento do skate, Maceió é vitrine de grandes atletas como Carolzinha, que faz parte da seleção brasileira de skate street. Com a defasagem em torneios alagoanos, o Zero8Dois propõe um novo olhar sobre o esporte street e realiza, em parceria com a Família Pst Skateboard, o primeiro Campeonato de Skate Zero8Dois que já está com inscrições abertas. A competição é dividida em duas categorias, amador e open. e conta com prêmio total de R$ 1.000,00 mais brindes. Os atletas inscritos irão competir na Praça Dr. Getúlio Vargas (Ponta Grossa) das 15h30 às 19h.
Programação Cultural
Os shows gratuitos acontecem logo após o fim do Campeonato de Skate. Com line-up diversa, o evento confirma atrações que se destacam na cena underground de Alagoas: Dabiig, DJ Lynz, Aldo Vinícius e o show colaborativo e inédito das artistas Mary Alves e Arielly Oliveira.
Dabiig é expoente da zona Sul de Maceió. Inicialmente conhecido como “Tôd”, estreou com o grupo de rap “A MARKA”. Anos depois, com sonoridade amadurecida, o artista inicia a carreira solo tendo como projetos de destaque o single “Bambolê” (2022) e o EP “Tendência” (2023).
DJ Lynz, também produtor musical e engenheiro de áudio, iniciou a carreira como DJ em festas eletrônicas, aguçou o lado produtor, colaborou com diversos artistas do rap alagoano e dividiu palco com grandes nomes do rap nacional, como Felp 22, Sain, Borges, Djonga, entre outros.
O cantor Aldo Vinícius é um dos nomes proeminentes da nova geração do rap alagoano, e passou pelos principais eventos de trap de Maceió. Conhecido por compor lovesongs, o artista despontou com as faixas “Tudo tem perdão” (2021) e “Insubstituível” (2023).
O Zero8Dois Festival traz para o palco o show potente e proveniente do encontro de dois grandes nomes da música feminina em Alagoas: Mary Alves e Arielly Oliveira. As artistas são parceiras musicais de longas datas, conhecidas pelas rimas afiadas. Ambas versam sobre amor e questões raciais.
Oficinas Educativas
Além das atividades culturais, o Zero8Dois Festival também propõe atividades educativas e formativas paralelas ao primeiro ato, voltadas ao letramento racial e produção audiovisual. Mais informações a seguir:
Oficina de Letramento Racial. Com Sal Bernardo e Moacir Gama.
Data: 22 de Março de 2025.
Horário: 08h às 12h.
Local: Centro de formação - Anexo ao Centro Nosso Lar. Rua Dr. Luís de Barros, 204a, Vergel do Lago, Maceió (AL).
Inscrições: Realizadas no local mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível.
Oficina de Audiovisual. Com equipe de mídia e comunicação do Zero8Dois Festival
Data: 05 de Abril de 2025
Horário: 08h às 12h.
Local: Centro de formação - Anexo ao Centro Nosso Lar. Rua Dr. Luís de Barros, 204a, Vergel do Lago, Maceió (AL).
Inscrições: Atividade destinada exclusivamente para jovens beneficiados pelas atividades do centro comunitário Nosso Lar.
