Entretenimento

Fátima Bernardes é vítima de golpe virtual e denuncia: “Fake news”

Jornalista usou o Instagram para contar que estão usando sua imagem em divulgações falsas

Por Metrópoles 03/04/2025 15h03 - Atualizado em 03/04/2025 15h03
Fátima Bernardes é vítima de golpe virtual e denuncia: “Fake news”
ornalista usou o Instagram para contar que estão usando sua imagem para aplicar golpes em pessoas com problemas de saúde - Foto: Reprodução

Fátima Bernardes se tornou a mais nova vítima de criminosos virtuais. Nesta quinta-feira (3/4), a jornalista usou o Instagram para contar que estão usando sua imagem para aplicar golpes em pessoas com problemas de saúde.

“Precisamos falar sobre isso. Já faz um tempo que recebo vídeos mentirosos usando a minha imagem de maneira imprópria e não autorizada. Além disso, o mais importante é que não sou eu!! Atenção com os conteúdos que consumimos online e, mais ainda, com o que propagamos! Fake news não é brincadeira”, afirmou na legenda.

Mais detalhes do golpe

Em um vídeo, a comunicadora relatou que, em janeiro, começou a receber denúncias de que estavam usando sua imagem: criminosos pegaram trechos de uma entrevista antiga sua e manipularam para divulgar um suposto tratamento revolucionário para problemas de visão.

“Nos últimos anos, além de jornalista e apresentadora, eu ganhei novos títulos: oftalmologista, criminologista, nutricionista, mas tem um problema, nada disso é verdade. Em janeiro deste ano, usaram um trecho de uma entrevista minha para promover um falso tratamento ocular. O vídeo mostrava um suposto método revolucionário de cura para problemas de visão. Eu nem preciso dizer que essa informação é totalmente falsa”, disparou.

Alerta

A jornalista aproveitou para desabafar: “Esse conteúdo enganoso foi verificado pela Lupa. Mas a manipulação foi tão convincente que muitos acreditaram que o vídeo fosse real, compartilhando e até tentando adquirir o tratamento inexistente”, disparou, antes de completar:

“Essa técnica usada no vídeo se chama Deep Fake, ou seja, uma tecnologia de inteligência artificial que permite trocar rostos e alterar falas em vídeos, criando conteúdos extremamente realistas”, pontuou.

No fim, ela alertou: “Casos como esse reforçam a importância da checagem de informações para evitar cair em golpes. Então, sempre desconfie de conteúdos sensacionalistas. Verifique a fonte antes de compartilhar e acesse o ‘Será que é Golpe?’ no site da Lupa”, encerrou.