Entretenimento
Curta do cineasta alagoano Nuno Lindoso estreia no Rio de Janeiro e tem Vila Emater como plano de fundo
Curta-metragem alagoano tem sua estreia em festival no Rio de Janeiro

Totalmente inédito, o curta-metragem alagoano “O Primo Holandês”, de Nuno Lindoso, estreia no Festival Curta Cinema, que ocupa o Estação NET Botafogo, no Rio, entre os dias 23 e 30 de abril. Junto a 28 curtas nacionais, “O Primo Holandês” concorre na Mostra Competitiva Nacional.
A história acompanha Gilvan (Luciano Pedro Jr), que decide ajudar seu primo em um esquema ilícito de venda de lotes num aterro sanitário desativado e invade um dos terrenos. A situação se torna tensa ao entrar em confronto com trabalhadoras de uma cooperativa de reciclagem que reivindicam o direito sobre a terra ocupada por ele.
"O cinema alagoano vive um momento muito especial, com produções sendo premiadas em grandes festivais nacionais e internacionais, e fico muito feliz de fazer parte desse processo. Sendo "O Primo Holandês" o único representante do estado na Competitiva Nacional do Curta Cinema, reforça a excepcionalidade desse momento, ainda mais sendo um filme produzido via edital emergencial (Aldir Blanc 2020), durante o período pandêmico e filmado numa região palco de grandes conflitos sociais e ambientais que é a Vila Emater. O curta também contou com a participação de moradores da região, especialmente as trabalhadoras da Cooperativa dos Catadores da Vila Emater - Coopvila, que foram parceiras essenciais para que o filme se realizasse. Ser exibido num festival como o Curta Cinema não será apenas um espaço de visibilidade de mais uma produção alagoana, mas também a possibilidade do público acompanhar a história de luta dessas pessoas", conta o diretor Nuno.
Nesta 34º edição do Festival Curta Cinema, o número de inscrições bateu recorde com cerca de 4.600 produções de mais de 160 países. A seleção deste ano conta com curtas de 25 países e apresenta o melhor do cinema independente e experimental produzido pelo mundo nos últimos oito meses. Entre as obras estão filmes inéditos no Brasil e consagrados em grandes festivais europeus como Rotterdam, Festival de Berlim, Oberhausen e Visions Du Reél. O evento acontece no Estação Net Botafogo, Net Rio e Instituto Cervantes.
