Entretenimento
Secult apoia lançamento do livro Guru, você existe!, da arquiteta Ana Cláudia Vieira
Obra infantil, contemplada pelo edital Ruth Quintela, fala sobre respeito às diferenças com leveza e afeto

A arquiteta e artista Ana Cláudia Vieira lançou, recentemente, seu primeiro livro infantil, “Guru, você existe! – As aventuras de um gato na terra dos humanos”, publicado pela Cora Editora, com apoio do Governo de Alagoas.
A obra foi contemplada pelo edital nº 21/2024 – Concurso de Criações Literárias Ruth Quintela, e conta com recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), do Ministério da Cultura, e operacionalizado pela Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa.
Com ilustrações de Thaio Conde, o livro narra as aventuras de Guru, um gatinho com um olho azul e outro verde, cheio de personalidade, que busca seu lugar no mundo enquanto espalha alegria e provoca reflexões sobre respeito e aceitação. Voltado ao público infantojuvenil, o livro toca de forma sensível temas como diversidade, empatia e superação.
Ana Cláudia, que é arquiteta e urbanista desde 1987, já atuou como artista plástica, artesã e empreendedora. Inspirada por memórias afetivas e pela convivência com os filhos, criou Guru em 2008, após a perda do gato da família, Sig. Desde então, a personagem habitava suas histórias inventadas até encontrar vida nas páginas do seu primeiro livro.
A secretária de Estado da Cultura e Economia Criativa, Mellina Freitas, destacou a importância de apoiar novos talentos e obras que dialogam com temas tão fundamentais para a formação de crianças e jovens.
“Ana Cláudia estreia na literatura com uma obra sensível e necessária, que traduz com delicadeza a importância de sermos quem somos, respeitando as diferenças. É um dos compromissos do Governo do Estado e do governador Paulo Dantas fomentar produções que educam com arte e amor, e que deixam um legado para nossas futuras gerações”, afirmou.
Para adquirir a obra, os interessados podem entrar em contato pelo WhatsApp (82) 99351-0953 ou pelo Instagram @guruvoceexiste.
